A intensa chuva que persiste desde a manhã desta segunda-feira (22) resultou no transbordamento do leito do rio Cachoeira, em Joinville, no início da tarde.
Como consequência, áreas do Centro da cidade voltaram a ficar inundadas.
A avenida Albano Schulz, localizada à beira-rio, do lado oposto à fábrica da Lepper, encontra-se submersa devido à elevação do nível da água.
Chuva Persistente
A chuva persistente na manhã desta segunda-feira (22) em Joinville acumulou mais de 60 milímetros de precipitação, sendo 54 milímetros registrados apenas entre 10h30 e 11h30.
Devido a essas condições, a equipe da Defesa Civil identificou pontos de alagamento em várias áreas, levando ao avanço do Plano de Contingência para o nível de Alerta Laranja.
Com a intensidade da chuva, além do risco de alagamentos, há a possibilidade de deslizamentos de terra. Isso requer atenção especial, especialmente para os moradores próximos a rios e encostas.
Em caso de alagamento, a orientação é evitar circular em áreas com acúmulo de água. Além disso, é importante ter cuidado com crianças próximo a pontes e ribeirões devido ao aumento da correnteza.
Em situações de chuva com vento, é aconselhável procurar um local seguro para se proteger, afastado de placas ou objetos que possam ser arremessados pelo vento.
Para relatar situações de emergência, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil pelo número 199 ou com os Bombeiros Voluntários ligando para o 193.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Aconteceu em Joinville (@aconteceuemjoinville)