A Polícia Civil, por meio da 3ª DECOR, e a Polícia Penal de Santa Catarina, por meio da Diretoria de Inteligência e Informação (DINF), realizaram uma operação conjunta para desarticular um esquema criminoso de ingresso ilegal de celulares na Penitenciária Industrial de Joinville (PIJ).
O esquema envolvia agentes terceirizados, funcionários públicos por equiparação, que auxiliavam no envio de aparelhos telefônicos para dentro da unidade prisional, possibilitando a comunicação ilícita de presos com o ambiente externo.
O esquema funcionava com os terceirizados recebendo quantias consideráveis em troca da entrada dos aparelhos.
A operação, que contou com a troca de informações entre as Polícias Civil e Penal, resultou no cumprimento de 22 mandados de busca e apreensão e 8 mandados de prisão temporária, direcionados a diversos investigados.
Os mandados foram cumpridos em Joinville, Pinhais (PR) e na própria Penitenciária Industrial de Joinville.
A ação envolveu diversas unidades da Polícia Civil, incluindo as 1ª, 2ª, 3ª e 4ª DECOR, DECOR/DEIC, CECOR/DEIC, Direção da DEIC, CORE, Delegacias Regionais de São Bento do Sul e Jaraguá do Sul, além da COPE/PCPR.
Também participaram policiais penais da DINF, peritos e agentes de perícia criminal da Polícia Científica de Santa Catarina. As diligências foram acompanhadas por membros da Comissão de Prerrogativas da OAB/SC.