quarta-feira,

19/03/2025

Joinville/SC

Vereadores ouvem empresa responsável por abordagem social e administração dos restaurantes populares de Joinville

Na manhã desta quarta-feira (05/03), a Comissão Especial das Pessoas em Situação de Rua se reuniu para ouvir representantes da AMINC, empresa contratada pela Prefeitura de Joinville para realizar abordagens sociais e administrar os restaurantes populares da cidade.

O diretor da AMINC, Rodrigo Tavares Pereira, explicou que a equipe da empresa conta com 25 profissionais, divididos em dois turnos.

Segundo ele, Joinville tem, em média, 500 pessoas em situação de rua, sendo que 193 são catarinenses – 141 deles nascidos na própria cidade. “No geral, a maioria é de fora do Estado”, destacou.

Roteiro das abordagens

Durante uma fiscalização realizada na madrugada do dia 25/02, os vereadores da comissão identificaram que não havia um roteiro estruturado para otimizar as abordagens.

Em resposta, a AMINC afirmou que já segue uma rota fixa, mas que ela pode ser alterada em caso de denúncias.

Além disso, com base nas observações feitas pela comissão, a empresa implementou no último domingo (03/03) um sistema de avaliação de risco, classificando as situações em alto, médio e baixo risco para definir a necessidade de ajustes na rota.

Refeições nos restaurantes populares

A comissão também cobrou a redução do prazo para que as pessoas em situação de rua tenham acesso gratuito às refeições nos restaurantes populares.

O cadastro no Centro Pop, atualmente exigido para garantir o benefício, deverá ser feito em até 1 dia – e não mais em 7 dias. Segundo a AMINC, a empresa já comunicou e protocolou essa mudança junto à Secretaria de Assistência Social.

“Precisamos garantir os direitos, regalias não”, frisou o Presidente da Comissão Especial, Vereador Pastor Ascendino Batista.

Campanha contra esmolas

A AMINC informou que já visitou mais de 2 mil estabelecimentos comerciais em Joinville para orientar sobre a importância de não fornecer alimentos diretamente às pessoas em situação de rua. Segundo a empresa, essa ação faz parte de uma campanha contínua de conscientização.

Redução de concentração de pessoas em situação de rua

A empresa citou um exemplo de sucesso na Rua Fátima, onde, entre maio e julho de 2024, foram realizadas abordagens diárias para conscientização e orientação das pessoas em situação de rua.

Como resultado, a concentração na região diminuiu 75%.

Sugestão

“Sugerimos para que a cada três meses a AMINC preste constas de suas ações e resultados. A ideia é que esse relatório de atividades seja divulgado na Comissão de Saúde”, conta Ascendino.

Você não pode copiar o conteúdo desta página
Pular para o conteúdo