Na noite desta segunda-feira (24/02), vereadores que integram a Comissão Especial das Pessoas em Situação de Rua realizaram uma fiscalização in loco das abordagens sociais feitas pelo Instituto Amor Incondicional (AMINC) às pessoas em situação de rua.
A mobilização foi acompanhada pela Guarda Municipal.
A ação foi deliberada previamente em reunião fechada da Comissão, realizada horas antes, durante uma reunião extraordinária.
A decisão seguiu o que prevê o artigo 57 do Regimento Interno da Câmara de Vereadores de Joinville e teve como objetivo garantir o monitoramento direto da atuação do Instituto, sem aviso prévio, para avaliar a execução do serviço de forma realista e transparente.
“Das 21h às 2h, presenciamos o trabalho de abordagem social. Foi importante ter observado como são feitas essas conversas e condução das pessoas em situação de rua. Outros acompanhamentos acontecerão”, contou o Presidente da Comissão Especial, o Vereador Pastor Ascendino Batista (PSD).
Já está nos planos da Comissão o envio de convite formal ao AMINC para que sejam apresentados dados detalhados sobre as abordagens sociais, os serviços prestados e os resultados obtidos.
A entidade, que também é responsável pela administração do Restaurante Popular, deverá fornecer informações sobre a eficácia das ações realizadas.
Composição – Comissão Especial das pessoas em situação de rua
Presidente: Vereador Pastor Ascendino Batista (PSD)
Secretário: Vereador Adilson Girardi (MDB)
Relator: Mateus Batista (União Brasil)
Membros: Vereador Neto Petters (NOVO) e Vereador Instrutor Lucas (PL)