sexta-feira,

12/07/2024

Joinville/SC

Tributo à Margit Olsen: Reconhecimento à Contribuição Cultural em Joinville

Na segunda-feira, dia 18 de março, às 19h, na Sala Agrippina Vaganov da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil (localizada na av. José Vieira, 315 – América), o prefeito Adriano Silva e a vice-prefeita Rejane Gambin prestarão uma homenagem a Margit Olsen, concedendo-lhe a Medalha do Mérito Princesa Dona Francisca, a maior distinção do município. Esta cerimônia faz parte das festividades em comemoração aos 173 anos da cidade.

Margit Olsen é uma figura de destaque no cenário cultural de Joinville. Ela teve participação fundamental na organização do 1º Festival de Dança de Joinville, ocupando diferentes cargos no evento e atualmente continua como conselheira do Instituto Festival de Dança.

Na Casa da Cultura, Dona Margit, como é carinhosamente conhecida, frequentou cursos de artes plásticas e dedicou 15 anos de sua vida ao local. Ela foi a primeira diretora e co-fundadora da Galeria de Arte Victor Kursancew, um renomado artista que foi seu professor. Durante 12 anos, exerceu a função de gestora na Fundação Cultural de Joinville.

Margit teve participação ativa na criação da Galeria Histórica do 62º Batalhão de Infantaria e do Museu do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, além de contribuir efetivamente para a fundação do Comitê de Cidades Irmãs da Prefeitura de Joinville, onde permanece engajada.

Há 14 anos, Margit faz parte da equipe de gestão da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, desempenhando um papel importante na área de Relações Institucionais.

Mesmo aos 88 anos, ela continua a contribuir para a área cultural, integrando a diretoria do Instituto Suíço de Joinville, o Conselho Municipal de Turismo, o Instituto Luiz Henrique Schwanke, o Comitê Gestor do Sistema Municipal de Museus e o Grupo Barro em Expressão, um dos mais representativos em Santa Catarina na arte em cerâmica e porcelana.

Margit Olsen é mãe de Luiz Roberto, Paulo Roberto e Carlos Roberto, e avó de Lauro.

A Medalha do Mérito Princesa Dona Francisca foi instituída em 1999, pela Lei Municipal 4.060, e é concedida a pessoas ou entidades que contribuem significativamente para a projeção e o prestígio da cidade em diversas áreas de atuação.

Você não pode copiar o conteúdo desta página
Pular para o conteúdo