A Defesa Civil de Joinville atendeu diversas ocorrências na tarde desta sexta-feira (16) em razão do temporal que atingiu o município, principalmente por causa das fortes rajadas de vento. As equipes seguem mobilizadas para atender moradores afetados em diferentes regiões da cidade.
No bairro Jardim Paraíso, a parte superior de uma residência de madeira sofreu danos estruturais provocados pelo vento. Por risco de desabamento, o imóvel e uma casa vizinha foram interditados pela Defesa Civil. Não houve registro de feridos.
Até as 17h, foram contabilizadas seis ocorrências de destelhamento de residências — três no distrito de Pirabeiraba e três no Jardim Paraíso. Moradores que solicitaram apoio receberam lonas fornecidas pela Defesa Civil.
O temporal também provocou a queda de nove árvores nos bairros Glória, Saguaçu, Santo Antônio, Costa e Silva e Jardim Paraíso. Equipes dos Bombeiros Voluntários e da Secretaria de Meio Ambiente atuam na remoção e poda dos galhos, enquanto agentes do Departamento de Trânsito orientam o tráfego na rua Prudente de Moraes, onde uma árvore caiu sobre a via.
No bairro Costa e Silva, também foi registrada uma rachadura em um muro, que será avaliada pelas equipes técnicas.
Em caso de necessidade, a Defesa Civil de Joinville pode ser acionada pelo telefone 199, e os Bombeiros Voluntários pelo 193.
Alerta para o fim de semana
A Defesa Civil alerta para a possibilidade de novos temporais neste fim de semana, nos dias 17 e 18 de janeiro, principalmente no início da tarde. Há risco de descargas elétricas, rajadas de vento, alagamentos e queda de granizo.
A orientação é para que a população permaneça em local seguro durante os temporais, evite atravessar ruas alagadas e fique longe de árvores, postes, placas e outros objetos que possam ser arremessados pelo vento.
Os moradores também podem receber alertas da Defesa Civil estadual por SMS, enviando o número do CEP da residência para o número 40199.













