domingo,

21/07/2024

Joinville/SC

Show em Joinville coloca bossa nova e França em sintonia

Quando a bossa nova cruzou fronteiras, a França foi um dos países que melhor a acolheu, tanto que o movimento musical brasileiro ganhou versões e admiradores obstinados no país europeu.

Por isso não causa surpresa um show como “Sambas et Bossas en Français”, no qual a cantora Carol Brum, de Florianópolis, apresenta canções clássicas da bossa brasileira em versões francesas.

Em Joinville, ela canta esse repertório no sábado (11), às 20h, na Galeria 33, com entrada gratuita.

“Sambas et Bossas en Français” éum espetáculo que combina a sonoridade e poética do idioma francês e a musicalidade tupiniquim. Além de canções de Tom, Vinicius e Chico Buarque, o repertório abre espaço também para Dolores Duran e Nino Ferrer, reconhecido músico franco-italiano.

“Brasil e França encontraram- se muito na arte, especialmente por meio da bossa nova. Assim como a Itália, os Estados Unidos e o Japão, a França abraçou esse gênero e quis também compartilhar da sua musicalidade e poética em versões no próprio idioma”, diz Carolina Brum.

“Garota de Ipanema”, por exemplo, ficou conhecida como “La fille d’ Ipanema” na voz de Jacqueline François em 1964. Já “Samba da Benção”, de Vinícius de Moraes e Baden Powell, virou “Samba Saravah” na adaptação do ator e compositor Pierre Barouh.

O saudoso compositor catarinense Luiz Henrique Rosa, embaixador sulista da bossa nova, também será lembrado. 

A canção “Sempre Amor (If You Want To Be a Lover)”, originalmente em português e inglês, será celebrada na sua versão em português e francês gravada no disco “A Bossa Sempre Nova de Luiz Henrique”, a qual Carolina está trazendo para o seu primeiro EP “Sempre Amor”, inspirado na canção.

O projeto “Sambas et Bossas en Français” começou em 2016, a partir de uma parceria entre Carolina e a Aliança Francesa de Florianópolis. 

De lá para cá, a artista vem pesquisando e desenvolvendo um repertório que destaca a conexão do Brasil com a França, redescobre canções da bossa nova e do samba e celebra a musicalidade e a cultura dos dois países.

Em sua estreia em Joinville, Carolina Brum terá a companhia do talentoso multi- instrumentista Leo Garcia, seu parceiro musical desde 2022.

Juntos, dão um tom único às suas interpretações, explorando a bossa e o samba, tecendo improvisos que se entrelaçam com as belas melodias das canções brasileira.

AGENDE-SE

O QUÊ: Show “Sambas
 et Bossas en Français”, de Carol Brum.
QUANDO: Sábado, dia 11, às 20h30.
ONDE: Galeria 33, rua Bento Gonçalves, 33, Glória.
QUANTO: Gratuito. Reserva de ingressos pelo www.sympla.com.br

 

Você não pode copiar o conteúdo desta página
Pular para o conteúdo