A Secretaria de Estado da Saúde (SES) entregou, na tarde desta sexta-feira, 27, em Florianópolis, 33 novos equipamentos médicos que irão equipar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Pela primeira vez, todas as Unidades de Suporte Avançado contarão com compressores torácicos externos automáticos.
O investimento do Estado na aquisição foi de aproximadamente R$ 2 milhões. Os aparelhos, de tecnologia de ponta, representam um salto significativo na qualidade do serviço oferecido aos cidadãos.
Os equipamentos são um reforço em momentos mais críticos e garantem mais eficácia em manobras de reanimação, complementando o trabalho da equipe. Os compressores permitem assistência contínua e padronizada mesmo em situações de grande complexidade.
Os dispositivos foram adquiridos com recursos do Contrato de Gestão da Fahece, organização social responsável pela gestão das Unidades de Suporte Avançado do Samu.

O presidente da entidade, Alvin Laemmel, relembrou o histórico da organização social na gestão do Samu. “Desde que assumimos esse desafio, temos trabalhado para investir e qualificar a frota e o parque tecnológico da instituição, sem esquecer de manter a equipe de profissionais atualizada e treinada ”, afirmou.
“Os atendimentos cardiorrespiratórios, que muitas vezes são necessárias massagens cardíacas, representam 31% dos atendimentos, ou seja, uma média de 1.100 ocorrências mês realizados pelas Unidades de Suporte Avançado”, acrescentou ainda a diretora-geral do Samu/Fahece, Carla Birolo Ferreira.