quinta-feira,

25/07/2024

Joinville/SC

Secretarias Municipais e Companhia Águas de Joinville participam da 20ª edição da Feira do Livro

Entre esta quinta-feira (6/6) e o domingo (16/6), ocorre mais uma edição da Feira do Livro de Joinville, que tem apoio institucional da Prefeitura de Joinville, por meio das Secretarias de Cultura e Turismo e da Educação.

Além disso, a Companhia Águas de Joinville também estará presente no evento. A programação completa pode ser acessada no site feiradolivrojoinville.com.br.

No palco da Feira, estão programadas quatro apresentações teatrais da Companhia com temática ambiental.

Ao mesmo tempo que divertem, os espetáculos trazem informações sobre o tratamento de água e de esgoto na cidade e sua importância para a saúde das pessoas.

Além disso, do dia 6 ao dia 16 de junho, de segunda a sábado (9h às 21h) e no domingo (10h às 20h), servidores da Águas de Joinville estarão na feira orientando os visitantes e tirando dúvidas sobre saneamento básico através do “Expresso da Águas” – unidade móvel da Companhia.

Dentro do veículo, um furgão adaptado, os participantes da Feira poderão conhecer a maquete que mostra o caminho que a água faz no sistema de saneamento básico de Joinville. O

Fritz, mascote da Companhia, marcará sua presença no evento.

Cerca de 2,6 mil alunos da Rede Municipal devem visitar a Feira do Livro

A Secretaria de Educação é parceira da 20ª edição da Feira do Livro de Joinville com ações durante toda a programação, proporcionando a visita pedagógica de aproximadamente 2,6 mil alunos de diferentes escolas e Centros de Educação Infantil (CEIs) ao evento.

Na próxima segunda-feira (10/6), em parceria com a Feira do Livro, a Secretaria de Educação também realiza a 6ª edição do Seminário de Educação Ambiental, com uma palestra sobre “Educação e Natureza”, com a professora doutora Léa Tiriba.

O evento contará com uma mesa redonda com especialistas para compartilhar diferentes perspectivas sobre a educação ambiental.

Ao longo dos dias de evento, ainda haverá apresentações das fanfarras das escolas municipais Edgar Monteiro Castanheira, Lacy Luiza da Cruz Flores, Ruben Roberto Schmidlin e Thereza Mazzolli Hreisemnou no Expocentro Edmundo Doubrawa.

Os alunos são integrantes do programa Música na Escola, em parceria com o Instituto Arte Maior.

Secult fará lançamento, passeio pelo circuito cultural do Centro e aulas de quadrinhos

Na noite de 14 de junho (sexta-feira), às 19h, a Unidade de Patrimônio e Museus (UPM) da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) fará o lançamento da segunda edição do Projeto Cadernos do Patrimônio, que aborda o Museu Casa Fritz Alt e o legado deixado pelo artista alemão que escolheu Joinville para viver.

A primeira edição do projeto, sobre o Patrimônio Imaterial Sociedade Kênia, também será tema da roda de conversa promovida pela equipe da Secult.

Nos dias 11 e 13 de junho (terça e quinta-feira), às 15h, haverá Percurso Cultural pelo Centro de Joinville. Durante a caminhada, os participantes terão a oportunidade de conferir o patrimônio cultural como as edificações históricas, obras de arte e monumentos.

A saída será no Expocentro Edmundo Doubrawa e o passeio dura cerca de 1h30.

A inscrição, gratuita, pode ser feita na secretaria da Feira do Livro.

A Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior também marcará presença na 20ª Feira do Livro.

No estande 37, os visitantes poderão conferir a mostra didática “Estudos de anatomia e diagramação”, com curadoria e expografia da professora Ane Winter e do gerente da Casa da Cultura, Carlos Franzoi.

No mesmo estande, haverá aulas regulares do curso de história em quadrinhos. O público poderá observar as atividades e, nos intervalos, desenhar.

Quem tiver interesse em fazer aulas gratuitas de história em quadrinhos terá oportunidade nos dias 6, 7, 10, 11, 12, 13 e 14 de junho. A professora da Escola de Artes Fritz Alt, Ane Winter, promoverá as atividades no estande da Casa da Cultura.

Para participar, é preciso levar material de desenho. São 10 vagas por horário e podem se inscrever, na hora, crianças e adultos.

Cronograma das aulas de história em quadrinhos abertas à comunidade

Aula de Super Deformed, chibbi e cartoon: estudo de proporção de anatomia estilizada
6/6 (quinta-feira) – 15h às 16h
7/6 (sexta-feira) – 11h às 12h
10/6 (segunda-feira) – 15h às 16h

Aula sobre layout de página: estudo dos elementos que compõem uma página (margem, título, formato de quadros, balões, texto, calhas e sangria)
11/6 (terça-feira) – 15h às 16h
12/6 (quarta-feira) – 15h às 16h

Aula sobre teoria das cores – círculo cromático CMYK: estudo de cores primárias, secundárias e terciárias (necessário levar lápis de cor nas cores amarelo, azul ciano e magenta)
13/6 (quinta-feira) – 15h às 16h
14/6 (sexta-feira) – 11h às 12h

Você não pode copiar o conteúdo desta página
Pular para o conteúdo