domingo,

21/07/2024

Joinville/SC

Saúde alerta para disseminação da febre Oropouche no país


Dados divulgados pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira (14) revelam que os casos de febre Oropouche estão se disseminando pelo Brasil. O país registra atualmente 5.102 casos da doença, com 2.947 na Amazônia e 1.528 em Roraima.

Os demais casos estão sendo investigados ou já foram confirmados em outros estados, incluindo Bahia, Acre, Espírito Santo, Pará, Rio de Janeiro, Piauí, Santa Catarina, Amapá, Maranhão e Paraná.

Esses dados foram atualizados até o dia 15 de março.

“A disseminação para outras regiões do Brasil está ocorrendo nas últimas semanas. Não estamos mais limitados à concentração na Região Norte, como inicialmente.

Acreditávamos que os casos ficariam restritos, mas observamos que houve uma expansão”, alerta a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Maciel.

“Implementamos a vigilância dessa nova doença e desenvolvemos orientações para a observação clínica.

Não tínhamos nenhum manual ou protocolo para a febre Oropouche. Distribuímos testes para todos os laboratórios centrais, o que nos permite identificar e diagnosticar corretamente essa doença. Estamos monitorando de perto e compreendendo melhor essa nova arbovirose”, esclarece.

A maioria dos casos de febre Oropouche no país foi diagnosticada em pessoas entre 20 e 29 anos. Outras faixas etárias mais afetadas pela doença incluem pessoas de 30 a 39 anos, 40 a 49 anos e 10 a 19 anos.

Você não pode copiar o conteúdo desta página
Pular para o conteúdo