Joinville e outros 229 municípios do estado participam neste domingo (18) do 1º Simulado Geral de Gestão de Desastres, coordenado pela Defesa Civil estadual.
A operação abrange evacuações simuladas, montagem de abrigos temporários, cadastros da população, distribuição de ajuda humanitária e entrega de materiais educativos.
Em Joinville, algumas famílias serão levadas até a Escola Municipal Dr. Rúben Roberto Schmidlin, onde será instalado um abrigo temporário.
A ação será coordenada pela Defesa Civil local e pelos Bombeiros Voluntários.
Outros moradores receberão visitas em casa, com orientações e distribuição de materiais educativos sobre prevenção e conduta em situações de risco.
À tarde, as equipes praticarão procedimentos como solicitação e entrega de itens de assistência humanitária, preenchimento de formulários, análise de danos e até a simulação de decretação de situação de emergência.
Ao final do simulado, será elaborado um relatório com avaliação das ações e protocolos adotados.
Na capital catarinense, a simulação será inspirada nas chuvas intensas que atingiram a cidade em janeiro deste ano, provocando alagamentos e deslizamentos em várias regiões.
As atividades começarão às 8h, na sede da Defesa Civil municipal, localizada na Avenida Mauro Ramos.
Durante a manhã, as equipes simularão alagamentos e deslocamentos de emergência em diferentes bairros.
No período da tarde, das 13h às 17h, será reproduzido um cenário de deslizamento de grande porte no bairro Costeira do Pirajubaé.
A ação incluirá socorro a vítimas, primeiros atendimentos, trabalho do Corpo de Bombeiros e evacuação da área afetada.
Um abrigo temporário será instalado na Creche Hassis para acolher, de forma simbólica, os moradores ficticiamente removidos da área de risco.