Além de tradição, beleza, cultura, turismo e entretenimento, a 85ª Festa das Flores de Joinville também é fonte de conhecimento e realiza o I Salão Laelia purpurata, um espaço dedicado aos estudos científicos snotiobre a orquídea símbolo da cidade e do Estado de Santa Catarina, bem como de outras flores e plantas do bioma da Mata Atlântica.
“Estamos honrados com a criação desse evento que vai reunir renomados especialistas atuantes em diversas regiões do Brasil, para compartilhar o seu conhecimento. Serão conteúdos direcionados tanto a profissionais, orquidófilos e aficionados por plantas como, também, para o público em geral que deseja aprender mais sobre orquídeas, flores, plantas, jardinagem e sobre a riqueza da natureza que nos cerca”, afirma o professor Oraci Reinheimer, presidente da AJAO – Agremiação Joinvilense dos Amadores de Orquídeas, entidade realizadora da Festa das Flores.
O I Salão Laelia purpurata ocorre nos dias 20, 21 e 22 de novembro (quinta-feira a sábado), durante a programação da 85ª Festa das Flores, no Centro de Convenções da Expoville.
As atividades são abertas ao público da Festa e o visitante pode participar gratuitamente de todas as palestras e oficinas de cultivo que tiver interesse. As inscrições podem ser feitas antecipadamente pelo site www.festadasflores.com.br, onde também está disponível a programação completa com as datas e horários das atividades.
O I Salão Laelia purpurata é uma atração da 85ª Festa das Flores de Joinville, com organização da AJAO e da UNIVILLE – Universidade da Região de Joinville.
Palestras, oficinas de cultivo e a jardinagem
O I Salão Laelia purpurata vai reunir um time de feras que irão explorar o universo das orquídeas sob diferentes abordagens.
Entre os importantes nomes que o evento vai receber, estão o orquidófilo Carlos Gomes, de Florianópolis, grande estudioso de Laelia purpurata; o engenheiro agrônomo Harri Lorenzi, fundador do Instituto Plantarum e do Jardim Botânico Plantarum, de São Paulo; a agrônoma Rosete Pescador, professora, pesquisadora e orientadora de mestres e doutores; os professores da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Viviane da Silva Pereira e Erik Smidt; e a arquiteta e paisagista Zenaide Nunes Magalhães de Araújo, presidente da Rede Brasileira de Jardins Botânicos (RBJB), de Recife (PE).
Durante os três dias de programação, as palestras irão abordar temas como melhoramento genético de Laelia purpurata, realizado ao longo de 40 anos; micro propagação de orquídeas in vitro; utilização de orquídeas no paisagismo urbano; origem e conservação das orquídeas na Mata Atlântica.
Outro destaque da programação será a midiática Carol Costa, professora de jardinagem e criadora do perfil @MinhasPlantas, maior centro on line de jardinagem do Brasil.
Premiada de 2019 a 2022 como influencer do ano na categoria Meio Ambiente, a apresentadora do canal GNT, YouTuber e escritora, apresenta no I Salão Laelia purpurata a jardinagem como alternativa ao excesso de telas e de informações que afetam a saúde mental.
Para quem deseja colocar a mão na massa – ou na terra! – as oficinas de cultivo apresentadas por orquidófilos da AJAO trarão orientações sobre o plantio de orquídeas, escolha de vasos, substratos, adubação e diferentes formas de crescimento das plantas.
Outra novidade será a oficina de terrário ministrada pela professora doutora Karin Esemann de Quadros, curadora do Herbário JOI, coordenadora do Jardim Botânico da UNIVILLE – Universidade da Região de Joinville e vice-presidente da Rede Brasileira de Jardins Botânicos (RBJB).
Programação
Confira a programação completa do I Salão Laelia purpurata e participe!!!
– Quinta-feira – 20 de novembro:
10h às 11h – Oficina de Cultivo – Técnicas de plantio de orquídeas, escolha de vasos, substratos, adubação e diferentes formas de crescimento das plantas
Instrutor: Luiz Carlos de Oliveira, associado da AJAO – Agremiação Joinvilense dos Amadores de Orquídeas há 17 anos, é instrutor de oficinas de cultivo e um dos responsáveis pela manutenção do Parque da AJAO Adalberto Schmalz.
14h30 às 16h – Melhoramento genético das Laelia pupurata: 700 cruzamentos em 40 anos de estudos e dedicação a essas orquídeas
Palestrante: Carlos Gomes, Engenheiro Eletricista e colecionador de orquídeas desde 1980, com ênfase em Laelia purpurata, Cattleya intermedia e Cattleya leopoldii (tigrina). Mais de 40 anos dedicados ao melhoramento genético de várias espécies, totalizando mais de 2,1 mil cruzamentos.
16h30 às 18h – Transformando Espaços, Transformando Vidas – uma reflexão inspiradora sobre como conhecimento e técnica podem ser instrumentos de transformação positiva do meio ambiente
Palestrante: Harri Lorenzi, Engenheiro Agrônomo e mestre pela Universidade do Tennessee (EUA). Atuou como pesquisador no Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR) e no Centro de Tecnologia Copersucar, em Piracicaba (SP). Foi pesquisador convidado da Universidade de Harvard (EUA), em 1998. É fundador e diretor do Instituto Plantarum e do Jardim Botânico Plantarum, em Nova Odessa (SP).
19h30 às 20h30 – Oficina de Cultivo – Técnicas de plantio de orquídeas, escolha de vasos, substratos, adubação e diferentes formas de crescimento das plantas
Instrutor: Luiz Carlos de Oliveira, associado da AJAO – Agremiação Joinvilense dos Amadores de Orquídeas há 17 anos, é instrutor de oficinas de cultivo e um dos responsáveis pela manutenção do Parque da AJAO Adalberto Schmalz.
– Sexta-feira – 21 de novembro:
10h às 11h – Oficina de Cultivo – Adubação Técnica em Orquídeas – Características, vantagens e limitações de cada sistema
Instrutor: Roland Brooks Cooke, Engenheiro Agrônomo e orquidófilo há 50 anos. Criador do canal do YouTube “Ogro das Orquídeas” onde compartilha informações técnicas sobre cultivo de orquídeas.
15h às 16h30 – Micropropagação de Orquídeas in vitro
Palestrante: Professora Doutora Rosete Pescador. Agrônoma, mestre em Fitotecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993) e doutora em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade de São Paulo (2004). Possui ampla trajetória como professora, pesquisadora e orientadora de mestres e doutores. Na pesquisa, trabalha com os temas fisiologia do crescimento e desenvolvimento de plantas com ênfase na propagação in vitro e criopreserção de recursos genéticos vegetais, bem como com fotossíntese.
17h às 18h30 – Paisagismo utilizando orquídeas em praças e jardins urbanos
Palestrante: Zenaide Nunes Magalhães de Araújo. Arquiteta e paisagista, presidente da Rede Brasileira de Jardins Botânicos (RBJB).
19h às 20h30 – Tempo de Terra: como usar a jardinagem para sair das telas e silenciar o caos da mente
Palestrante: Carol Costa. Jornalista, escritora e professora de jardinagem. Criadora do @MinhasPlantas, maior centro on line de jardinagem do Brasil. Premiada de 2019 a 2022 como influencer do ano na categoria Meio Ambiente. Apresentadora do “A Louca das Plantas” e de duas temporadas do programa “Mais Cor, Por Favor”, e dos programas Plantaterapia, Plante Você Mesmo e S.A.V.E, todos do canal GNT. Autora de nove livros, com três obras no topo do ranking de mais vendidos na Amazon do Brasil, há 7 anos.
22 de novembro – sábado:
10h às 11h – Oficina de Terráreo
Instrutora: Professora Doutora Karin Esemann de Quadros. Bióloga, mestre em Educação – Ensino Superior e doutora em Ciências. Professora de Botânica, curadora do Herbário JOI, coordenadora do Jardim Botânico da UNIVILLE – Universidade da Região de Joinville e vice-presidente da Rede Brasileira de Jardins Botânicos.
Atenção: Os materiais para essa oficina serão fornecidos pelo evento, mas o participante deve levar o seu recipiente de vidro para a montagem do terrário.
15h às 16h30 – Conservação de Orquídeas na Mata Atlântica: estimando o grau de ameaça em populações naturais.
Palestrante: Professora Doutora Viviane da Silva Pereira.
Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista, mestre e doutora em Botânica pela Universidade Estadual de Feira de Santana, e Pós-doutora pela Universidade Federal de Minas Gerais e pelo Royal Botanic Gardens Kew – Jodrell, RBG KEW, Inglaterra.
Atualmente é professora do Departamento de Botânica da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Possui experiência na área de ecologia evolutiva, com ênfase em ecologia molecular de plantas, desenvolvendo estudos em complexos de espécies, filogeografia, genética de populações e conservação, sistemas de polinização e reprodução em plantas neotropicais.
17h às 18h30 – Origem das orquídeas da Mata Atlântica: filogenia, biogeografia e como pode-se descobrir de onde e quando as espécies endêmicas (mais de 1000) vieram para a Mata Atlântica
Palestrante: Professor Doutor Erik Smidt.
Bacharel em Ciências Biológicas, mestre e doutor pela Universidade Estadual de Feira de Santana e pós-doutorado pelo Instituto de Botânica de São Paulo e pelo Royal Botanical Garden, Kew, UK. Atualmente é professor Adjunto IV da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Coordenador, vice-coordenador e orientador permanente do Programa de Pós-Graduação em Botânica pela mesma Universidade. Experiência na área de Botânica com ênfase em Taxonomia de Orchidaceae, atuando principalmente em filogenia, taxonomia, biogeografia e polinização. Red List Authority Coordinator do IUCN SSC Orchid Specialist Group.
19h30 às 20h30 – Oficina de Cultivo – Técnicas de plantio de orquídeas, escolha de vasos, substratos, adubação e diferentes formas de crescimento das plantas
Instrutor: Luiz Carlos de Oliveira. Associado da AJAO – Agremiação Joinvilense dos Amadores de Orquídeas há 17 anos, é instrutor de oficinas de cultivo e um dos responsáveis pela manutenção do Parque da AJAO Adalberto Schmalz.
A Festa das Flores
A Festa das Flores de Joinville é a mais antiga do gênero, no Brasil. A cada ano, sua exposição temática garante um espetáculo de cores e formas, e encanta o público com a beleza e a exuberância das milhares de orquídeas, flores e plantas ornamentais.
Neste ano, será realizada a 85ª edição da Festa das Flores, entre os dias 18 e 23 de novembro (terça-feira a domingo), na Expoville.
O horário de funcionamento será das 9h às 23h, de terça-feira a sábado (18 a 22/11), com a bilheteria aberta até as 22h; e das 9h às 20h no domingo (23/11), com bilheteria aberta até as 19h.
Até o dia 15 de novembro, os ingressos podem ser adquiridos pelo preço promocional do segundo lote, de R$25,00 (inteira) e R$12,50 (meia-entrada).
A partir do dia 16 de novembro, os ingressos passam a ser comercializados pelo preço dessa edição, R$30 (inteira) e R$15 (meia-entrada).
A venda de ingressos está disponível pelo site www.festadasflores.com.br.
A Festa das Flores é reconhecida como Festa Oficial do município, Patrimônio Imaterial de Joinville e, ainda, Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do Estado de Santa Catarina.
A Festa das Flores de Joinville é realizada pela AJAO – Agremiação Joinvilense dos Amadores de Orquídeas, com apoio da Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult).











