sexta-feira,

19/07/2024

Joinville/SC

Revogado título de cidadã honorária de Ideli Salvatti (PT) em Joinville

Durante a sessão ordinária realizada na última terça-feira (30), os vereadores de Joinville decidiram revogar o título de Cidadã Honorária concedido à ex-senadora Ideli Salvatti (PT) em 13 de setembro de 2013.

A iniciativa de cancelar a honraria foi proposta pelo vereador Cleiton Profeta (PL) e recebeu 14 votos favoráveis e dois contra.

O vereador Profeta argumentou que Ideli Salvatti desrespeitou os catarinenses ao fazer uma declaração durante uma homenagem ao padre Júlio Lancelotti, em março, em São Paulo.

Na ocasião, Ideli afirmou que Santa Catarina é “um estado lindo, mas que é o estado que mais tem células neonazistas em funcionamento em todo o país”, enquanto falava sobre a luta contra aqueles que pregam o ódio, a violência e a discriminação.

Durante a discussão, Henrique Deckmann (MDB), que votou contra a proposta, expressou sua discordância em relação à postura da ex-senadora, mas destacou que houve prisão de movimentos extremistas no Estado.

Cristovão Petry (PT) foi o outro voto contrário à proposta.

Lucas Souza (Republicanos) mencionou que, apesar de reconhecer o teor das declarações da senadora, não se sentiu confortável com a forma como ela se referiu ao povo catarinense.

Ele também alertou para a necessidade de cuidado ao lidar com projetos desse tipo, para que a revogação de títulos não se torne uma prática recorrente.

Apesar de ter nascido em São Paulo, Ideli Salvatti tem uma trajetória política relevante em Santa Catarina, tendo sido deputada estadual e senadora pelo estado, além de ter ocupado cargos ministeriais no governo de Dilma Rousseff, entre 2011 e 2015.

Como votaram os vereadores

 

Você não pode copiar o conteúdo desta página
Pular para o conteúdo