A Companhia Águas de Joinville disponibiliza, a partir deste mês, o Relatório Anual de Qualidade da Água referente ao ano de 2024 (bit.ly/QualidadeAgua2024).
O documento traz os resultados das análises laboratoriais realizadas ao longo do ano, e que atestam a qualidade da água distribuída à população.
Todos os parâmetros considerados se encontram dentro dos padrões de potabilidade exigidos pelo Ministério da Saúde (Portaria 888/2021).
Em 2024, foram realizadas mais de 24 mil análises de água, com amostras coletadas em 262 pontos distribuídos em todos os 43 bairros de Joinville.
As análises são feitas diariamente pelo Laboratório de Controle de Qualidade (LCQ) da Águas de Joinville, que é acreditado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
A Companhia também disponibiliza exemplares impressos do Relatório Anual de Qualidade da Água 2024 nas unidades de atendimento presencial e em eventos da Águas de Joinville.
Desde a edição de 2023 do Relatório, a Companhia reduziu o número de exemplares impressos em mais de 90%, iniciativa alinhada à sua Política de Sustentabilidade, e disponibiliza também a publicação em formato digital.
Qualidade da água é monitorada desde o rio até o consumidor final
A Águas de Joinville também realiza análises da qualidade da água dos dois mananciais de Joinville, rio Cubatão e rio Piraí, próximo ao ponto de captação.
A cada 30 minutos, por exemplo, uma amostra de água bruta é analisada para verificar a turbidez, que é a quantidade de partículas – como areia e argila – presentes na água.
Assim, qualquer alteração pode ser detectada rapidamente.
Além disso, a Companhia realiza análises laboratoriais com uma frequência maior que a exigida pelo Ministério da Saúde.
Os níveis de cloro e de turbidez da água tratada são analisados a cada 30 minutos, sendo que o Ministério da Saúde exige uma análise a cada duas horas.
Os parâmetros flúor, pH e cor são verificados de hora em hora, sendo que a frequência exigida é de uma análise a cada duas horas.