A Prefeitura de Joinville formou nesta quarta-feira (10/12) a décima turma da Join.cubo, o programa municipal gratuito de capacitação e desenvolvimento de empreendedores, realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SDE).
Os 41 formandos receberam seus diplomas em uma cerimônia realizada na sede do O Farol.
“Temos que pensar em todos os negócios: nos pequenos, nos médios e nos grandes. E aqui temos um perfil de empreendedor que normalmente está começando, que chega com dificuldades em questões financeiras, de conseguir administrar o bolso da empresa e seu particular. Tenho certeza de que esses empreendedores que estão saindo daqui vão conseguir tocar seus negócios de forma muito melhor agora”, afirma William Escher, secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação.
O curso tem duração de um ano.
No primeiro semestre, os alunos passam por capacitações semanais com temas como marketing, perfil empreendedor, vendas e relacionamento com o cliente, ferramentas de gestão e controle financeiro, legislação, fluxo de caixa, atendimento ao cliente, plano de negócios e outros assuntos.
Já no segundo semestre, ocorrem as assessorias individuais ao empreendimento do aluno.
O curso está em constante atualização, incorporando novos temas e ferramentas, como a inteligência artificial, que agora faz parte do conteúdo da Join.cubo.
Uma das formandas da décima turma é a artesã Cássia Oliveira Alfeu, que confecciona roupas para mesa posta.
“O curso me trouxe muita clareza e me fez realmente decidir o que eu queria fazer da vida. Foi muito bom e os professores são maravilhosos. Cada aula é melhor do que a outra”, elogia Cássia.
Join.Cubo está com inscrições abertas para 2026
As inscrições gratuitas para a primeira turma de 2026 da Join.Cubo estão abertas até 18 de janeiro.
Para se inscrever, basta acessar o site da Prefeitura, onde também está disponível o edital.
O curso é voltado para pessoas a partir de 18 anos que tenham interesse em empreender ou que já estejam empreendendo, mesmo que informalmente.
No cadastro, o candidato deve informar questões sobre o perfil socioeconômico e o negócio a ser desenvolvido.
Pessoas inscritas no Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal terão prioridade na seleção.
Também serão reservadas 5% das vagas a candidatos com deficiência.
A publicação da lista dos classificados será divulgada no dia 20 de janeiro, no site da Prefeitura e nos murais da SDE, que fica na rua Max Colin, 550, América.
O período de matrícula é de 22 a 26 de janeiro de 2026 e a aula inaugural será realizada no dia 10 de fevereiro.
As capacitações serão pela manhã, durante três horas por semana.












