Os professores da Rede Estadual de Ensino em Santa Catarina iniciaram uma greve nesta terça-feira (23).
A decisão foi tomada após uma reunião com a equipe do governo na última quinta-feira (18), na qual não foi apresentada nenhuma proposta para evitar a paralisação, já deliberada em assembleia no dia 4 de abril.
Os principais pontos destacados pela categoria incluem a valorização da carreira, com a aplicação do reajuste do piso salarial em todos os níveis e a descompactação da tabela salarial; a revogação integral do confisco de 14% das aposentadorias; e a garantia de hora atividade para todos os professores dos anos iniciais e segundos professores, com a luta pela sua extensão a todos os profissionais da educação.
No primeiro dia de movimento, terça-feira (23), a concentração ocorrerá nas regionais, espalhadas por todo o estado, com a realização de atos, faixas e passeatas. Em Jaraguá do Sul, está previsto um ato em frente à Gerência de Educação às 15h.
O Gerente de Educação da Regional de Jaraguá do Sul, Leopoldo Diehl Filho, informou que as aulas deverão continuar normalmente nas unidades de ensino, com atendimento aos alunos pela equipe escolar.