quinta-feira,

26/12/2024

Joinville/SC

Procon de Joinville orienta sobre como evitar golpes durante a Black Friday

São muitas ofertas tentadoras durante a Black Friday, na sexta-feira (29/11), mas o consumidor deve ficar atento porque esse é um período em que golpes podem ser praticados.

De acordo com a gerente do Procon, Cristiane Berger, entre os principais golpes, estão os relacionados a preços muito abaixo dos praticados no mercado.

“É muito comum o consumidor estar procurando, por exemplo, um eletroeletrônico de um valor alto e chega na Black Friday esse preço está muito abaixo do esperado.

Por exemplo, um smartphone que usualmente custa em torno de R$ 5 mil, passa a aparecer por R$ 1 mil, um valor irrisório se comparado ao preço real. É aí que o consumidor tem que acender o sinal de alerta e desconfiar”, alerta a gerente.

Os grupos utilizam diferentes tipos de golpes, podem criar páginas falsas que simulam e-commerce, além de perfis falsos em lojas de redes sociais.

É preciso ficar atento também a promoções por e-mails, SMS, mensagens de WhatsApp e redes sociais.

“Compras feitas em sites desconhecidos podem trazer promoções inexistentes. Se a loja não for conhecida, faça uma pesquisa no site Reclame Aqui ou junto ao Procon”, orienta Cristiane.

Outra orientação é registrar a compra com um “print” de tela. “Nós recebemos algumas denúncias de pessoas que fizeram as compras e foram canceladas após o pagamento com a desculpa de que o valor era muito abaixo do esperado. Se existe a propaganda e o valor não é muito abaixo do que está no mercado, se caracteriza como um produto da Black Friday. Nesses casos, podemos solicitar o cumprimento da oferta, mas para isso precisamos de provas, por isso a importância dos prints”, destaca a gerente.

Os golpistas também clonam sites de varejistas conhecidos para induzir os consumidores ao erro.

A recomendação é que o consumidor faça uma pesquisa de preços do produto que deseja comprar.

E quando escolher a loja, o ideal é digitar diretamente o endereço do site na barra do navegador.

Não clique em links enviados por e-mails, SMS ou aplicativos de mensagens.

De preferência para o uso de cartão virtual nas compras online.

E se for pagar com PIX, só faça o pagamento dentro do ambiente da loja virtual.

Quando o vendedor fornecer o código QR Code, confira atentamente todos os dados do pagamento e se a loja escolhida é realmente quem irá receber o dinheiro.

Isso também vale para pagamentos com boletos.

“No caso de compras online, o consumidor tem o direito de arrependimento. Se a pessoa recebeu em casa um produto que não era o divulgado na Black Friday, ela pode se arrepender em até sete dias do recebimento do produto”, diz Cristiane.

No caso de suspeita de golpe, a orientação é registrar um boletim de ocorrência na Polícia Civil.

Dicas para o consumidor

– O prazo de entrega pode variar e o importante é essa informação ficar clara ao consumidor. Ele precisa saber dentro de quantos dias o produto vai chegar.

– Nota fiscal é direito do consumidor. Se o lojista se recusar, o cidadão pode fazer uma queixa junto à Secretaria da Fazenda do Estado.

– Se o consumidor acha que foi vítima de algum golpe, ao procurar o Procon, é preciso ter em mãos, um pedido de compra, um comprovante de pagamento, prints das conversas de WhatsApp (se a compra foi feita pelo aplicativo de mensagens, áudios não são aceitos).

– Antes de comprar, pesquise em sites de reclamações contra empresas sobre atendimento, compra, venda, produtos e serviços. Verifique os comentários de outros consumidores, se a loja demora para entregar, se já teve problemas anteriores e como se posiciona para solucionar os possíveis problemas registrados.

 

– Cuidado com compras feitas em sites estrangeiros, as regras do Código do Consumidor não se aplicam se o site não tiver representantes no Brasil.
– Consulte sempre a página oficial da loja.

– Verifique a reputação do fornecedor.

– O prazo de arrependimento para compras on-line ou por telefone é de sete dias a partir da entrega do produto.

– Verifique antecipadamente a política de troca da loja.

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