Terça-feira, 4 de junho, foi um dia muito especial para toda a equipe do Hospital Dona Helena, com a realização das duas primeiras cirurgias utilizando o robô Da Vinci Xi, fabricado pela norte-americana Intuitive Surgical, pioneira e líder mundial em robótica para a medicina.
“Com esta inovação, Joinville ganha a mais moderna tecnologia disponível no mundo, e, ao mesmo tempo, a oportunidade de capacitação que será proporcionada aos cirurgiões da região, com a possibilidade de fazer procedimentos menos invasivos, oferecendo maior segurança, conforto, e a condição de um retorno mais rápido ao paciente”, comemora o diretor-geral José Tadeu Chechi.
O urologista Ernesto Reggio, responsável pelo programa, que já credenciou 28 médicos para esse tipo de procedimento, comandou as duas primeiras cirurgias, uma de próstata e outra de rim, em pacientes de 71 e 51 anos.
Os dois se recuperam bem e devem ter alta nesta quinta-feira.
O trabalho envolveu uma equipe de 12 profissionais.
A médio prazo, a meta do hospital é realizar 30 cirurgias mensais nessa modalidade.
O cirurgião robótico Rafael Coelho, especialista na área vindo de São Paulo, participou das duas intervenções.
À tarde, o hospital reuniu toda equipe e convidados para uma cerimônia oficial de lançamento, com a participação da diretoria e do conselho da entidade.
Todos puderam acompanhar como foi a jornada da criação do Programa de Cirurgia Robótica e um vídeo mostrou a primeira cirurgia ocorrida pela manhã.