Na tarde desta quarta-feira (23), o prefeito Adriano Silva conduziu uma reunião ampliada do Comitê Estratégico de Ordem Pública de Joinville.
A estratégia foi criada em 2024 para estruturar as atividades relacionadas com a população em situação de rua.
Na ocasião, estiveram reunidos representantes da Prefeitura, Forças de Segurança e Ordem dos Advogados do Brasil.
Também estiveram presentes vereadores que integram a Comissão Especial das Pessoas em Situação de Rua da Câmara de Joinville.
“Este momento é importante para que possamos compartilhar as informações com os representantes do Comitê e alinhar as prioridades para seguirmos trabalhando”, afirma Adriano.
O prefeito atualizou os integrantes do Comitê sobre as atividades que estão sendo desenvolvidas junto ao Governo do Estado e à Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM) para a implantação de um sistema que possibilite o cadastramento em nível estadual das pessoas em situação de rua por meio de reconhecimento facial.
Profissionais que atuam junto aos serviços cartorários participaram da discussão, colaborando com questões técnicas dos registros.
O grupo também reforçou a importância da conscientização da população sobre o ato de não dar esmola, fato que desarticula as redes de atendimento e de apoio instituídas no município.
Dada a importância deste tema, uma campanha educativa continuará sendo veiculada nos meios de comunicação da cidade.
A importância da utilização do Restaurante Popular, evitando a distribuição de marmitas em locais de circulação e praças públicas também foi reforçada.
GAOP registra bons resultados
Durante a reunião, também foram destacados os bons resultados alcançados pelo Grupo de Ação de Ordem Pública (GAOP).
Desde o final do ano passado, foram realizadas 14 operações coordenadas com a participação das Forças de Segurança e de parceiros estratégicos, que são convidados de acordo com o direcionamento da atividade.
Durante as atividades do GAOP, diferentes locais são vistoriados, como imóveis abandonados, lojas de conveniência, pousadas e hospedarias, depósitos de recicláveis e comércios de ferro-velho.
Em 15 de abril, foi realizada a 14ª operação do GAOP, que contou com 31 profissionais e 17 viaturas, incluindo Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria da Saúde, Companhia Águas de Joinville e empresas de telecomunicação.
As atividades foram focadas nos bairros Anita Garibaldi, Atiradores, Bucarein, Centro, Fátima, Guanabara, Itaum e Santa Catarina, com foco na fiscalização de imóveis abandonados e em comércios de ferro-velho.
Na ocasião, o proprietário de um estabelecimento foi conduzido à Central de Polícia para prestar esclarecimento sobre a posse de materiais que não estão à venda no comércio, incluindo fios de telefonia, placas de sinalização de trânsito, tampas de ferro fundido e válvulas reguladoras de redes de gases hospitalares.
Alguns dos itens possuíam identificação de patrimônio de empresas privadas e serviços públicos.
Nas 14 operações, os profissionais que integram o GAOP abordaram 784 pessoas, das quais 28 receberam atendimento de Saúde e Serviço Social, 13 foram conduzidas para a Central de Polícia em função de atitudes suspeitas ou mandados de prisão em aberto e 12 armas foram apreendidas, além de drogas ilícitas.
As operações coordenadas do GAOP continuarão sendo realizadas, visando combater a criminalidade em suas diversas formas e fortalecendo as políticas de ordem pública no âmbito municipal.