O bairro Costa e Silva receberá no sábado (25/5), mais uma edição do mutirão de combate à dengue realizado pela Prefeitura de Joinville.
O objetivo é estimular a população a verificar os quintais das residências, eliminando os focos do mosquito Aedes aegypti.
A ação multissetorial irá ocorrer das 7h30 às 12h e terá como ponto de encontro a Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Parque Douat (rua Inambu, 4003 – Costa e Silva).
Durante a manhã, Agentes de Combate a Endemias da Vigilância Ambiental farão visitas às residências e conscientização dos moradores com apresentação do roteiro de ações previstas no “10 Minutos Contra a Dengue”. Nos locais necessários, será feito tratamento com larvicida.
A comunidade também vai receber informações sobre o Wolbachia, método de enfrentamento à dengue implantado em Joinville.
O método consiste na utilização do Wolbito, mosquito portador da bactéria Wolbachia que reduz a capacidade de transmissão de doenças como a dengue, zika e chikungunya
Participam do mutirão equipes da Vigilância Ambiental, Vigilância Sanitária, Forças de Segurança, incluindo Guarda Municipal, Defesa Civil, Polícia Civil e Militar, 62º Batalhão de Infantaria de Joinville (62 BI) e Bombeiros Voluntários de Joinville.
O mutirão conta, ainda, com apoio da Unidade Regional de Obras Centro-Norte, além de membros do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) e Conselho Municipal de Saúde (CMS).
Desde o início deste ano, a Prefeitura de Joinville realizou mutirões de combate à dengue em oito bairros do município.
Nessas ações multissetoriais, foram realizadas mais de 5,5 mil visitas domiciliares e recolhidas mais de 107 toneladas de materiais que estavam descartados irregularmente.