A Secretaria da Fazenda da Prefeitura de Joinville inicia, em 2 de dezembro, a distribuição dos carnês do IPTU 2025. A expectativa de arrecadação é de R$ 270 milhões.
Para o próximo ano, será aplicado um reajuste de 4,42%, que corresponde à inflação acumulada no período compreendido entre outubro de 2023 a setembro de 2024, conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
O pagamento poderá ser realizado por meio do PIX, através do aplicativo de qualquer instituição bancária.
Caso o contribuinte prefira realizar o pagamento por meio dos boletos, há convênio com o Banco do Brasil, Bradesco, Santander, Itaú, Banco Mercantil, Fit Bank Caixa Econômica Federal e Lotéricas, além das cooperativas de crédito Ailos, Sicredi e Sicoob.
Prazos para quitação
Até o dia 10 de janeiro, é possível quitar o imposto em parcela única, com 10% de desconto, ou até 10 de fevereiro, com 8% de desconto.
Para pagamento parcelado, o primeiro vencimento também é no dia 10 de janeiro de 2025, com o valor dividido em até dez parcelas.
O carnê do IPTU 2025 permanecerá com o formato já adotado nos últimos anos, todo em preto e branco e com páginas em formato A4, como uma fatura impressa e distribuída pelos Correios.
No carnê estão as guias para pagamento em cota única ou parcelada, além de informações do imóvel e inscrição imobiliária. O formato foi adotado com foco na economia, segurança no manuseio de dados e na questão ambiental.
O período para solicitar revisão do IPTU vai de 6 de janeiro a 7 de fevereiro de 2025, por meio do site da Prefeitura de Joinville.