A Defesa Civil recebeu mais de 100 pedidos de ajuda entre as madrugadas de sábado (24) e domingo (25), após a chuva que atingiu a cidade.
Outros 70 pedidos de vistorias chegaram até o órgão nesta segunda-feira (26).
Na rua Santa Maria, no bairro Itinga uma tubulação rompeu e compromete o acesso a uma residência. No mesmo bairro, outra família precisou sair de casa por conta de um deslizamento.
Pela manhã, uma reunião envolvendo as Secretarias e órgãos de segurança como Defesa Civil e Corpo de Bombeiros Militar e Voluntários, definiu o foco das ações.
A prioridade é dar assistência às famílias que tiveram prejuízos, além de limpar as calhas de rios e desobstruir bueiros que encheram por conta do grande volume de água e entulhos. Três loteadoras cederam maquinários para ajudar na força tarefa.
Araquari possui um plano de trabalho contínuo na limpeza das calhas de rios e desobstrução de bueiros, porém o volume de chuva que caiu foi acima do esperado. Em 24h choveu o acumulado para dois meses (281.4 milímetros).
Uma empresa vai fazer a coleta dos entulhos e móveis estragados pela água. Pedidos podem ser registrados no whats da Defesa Civil: 47 98897-5969.
Cadastramento das famílias e recebimento de doações
A Secretaria de Assistência Social realiza visitas e faz o levantamento das doações para as famílias atingidas pela inundação.
Três aldeias indígenas tiveram as casas afetadas. Nas aldeias Tarumã e Yvaporu quase 100 pessoas ficaram desalojadas, e precisaram buscar abrigo em escolas dentro das aldeias.
Equipes da Secretaria de Saúde, Assistência Social e Defesa Civil realizam visitas aos locais para fazer o levantamento dos pedidos de ajuda.
Nesta tarde, equipes da Secretaria de Assistência Social e Corpo de Bombeiros Militar levaram doações para cerca de 60 pessoas ilhadas na aldeia Tarumã.
O trabalho continuará nesta terça (27) com distribuição de cestas básicas.
A Secretaria de Assistência Social está recebendo doações como roupas, alimentos, calçados, fraldas, água potável, ração para animais e móveis.
Caso a entrega de móveis não seja possível, equipes da Prefeitura realizarão a coleta. Basta entrar em contato com a Defesa Civil pelo 47 98897-5969.
Onde deixar a doação
CRAS – Centro de Referência de Assistência Social
CRAS Jose Odilon Belarmino Xavier- UNIDADE CENTRO
Rua Antônio da Silva, 159 – Centro, Araquari
Horário de Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
CRAS Justina Cabral – UNIDADE PORTO GRANDE
Telefone: (47) 3455-0608
Endereço: Dr. Adolfo Bezerra de Menezes, nº. 415 – Porto Grande
Horário de Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
CRAS Esmeralda Conceição Duarte – UNIDADE ITINGA
Telefone: (47) 3429-3231
Endereço: Rua Virgílio Leandro da Maia, Loteamento Vicente, nº. 15 – Itinga
Horário de Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social
Telefone: (47) 3305-0137
Endereço: Rua Bom Jesus, 13 – Centro, Araquari
Horário de Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Polo Base de Saúde Indígena – Araquari
Rua Wenceslau Neves 37, Centro.
Infraestrutura
Por conta da chuva, a passagem do trem foi interrompida, devido a problemas em seis pontos dos trilhos. Uma empresa terceirizada realizou os reparos, e a operação foi reestabelecida nesta segunda-feira.
A Casan teve o abastecimento de água interrompido em sete bairros devido as inundações das ETAS. Cinco caminhões pipas abasteceram a comunidade. A ETA das Carpas voltou a operar no início da tarde.