quinta-feira,

23/01/2025

Joinville/SC

Prefeito de Guaíba faz parada em Florianópolis para agradecer apoios

A “Viagem da Gratidão” do prefeito de Guaíba, Marcelo Maranata, em direção à Joinville, fez uma pausa nesta segunda-feira, 6.

O chefe do executivo da cidade da Região Metropolitana de Porto Alegre chegou a Florianópolis neste domingo, 5.

Na capital catarinense, Maranata terá agenda com o prefeito Topázio Neto (PSD), com o presidente do PL de Joinville, Maurício Peixer, e com a voluntária Queila Fonini, uma das lideranças na arrecadação de donativos na capital catarinense.

Serão entregues produtos típicos da cidade gaúcha e cartas de estudantes municipais em agradecimento aos donativos.

A agenda prevê ainda um encontro com a deputada estadual Paulinha, do Podemos, e o Paulo Muller, ex-prefeito de Bombinhas.

Maranata iniciou uma jornada de bicicleta rumo a Joinville, em Santa Catarina, nesta sexta-feira, 3 de janeiro, às 3h da manhã, batizada de “Viagem da Gratidão”, com objetivo principal convidar oficialmente Joinville a se tornar uma cidade-irmã de Guaíba, em reconhecimento ao apoio prestado após as enchentes que devastaram a cidade gaúcha. Na madrugada de terça-feira, 7, Maranata e o grupo que acompanha a viagem de bicicleta partem em direção à Itajaí.

A chegada em Joinville está prevista para a quarta-feira, 8. Lá, o grupo será recebido pelo prefeito Adriano Silva, e sua Vice-Prefeita, Rejane Gambin, e terá ainda a presença do grupo de ciclistas Pedala Joinville, que receberão o prefeito Maranata e sua equipe na entrada da cidade, de onde irão pedalando até a Prefeitura.

O grupo deverá chegar escoltado pela Guarda Municipal, Agentes de Trânsito e Corpo de Bombeiros, onde, na sede da Prefeitura, serão recebidos pelo Prefeito e Vice de Joinville.

Depois o grupo deverá seguir até a Igreja Onda Dura, que serviu como base para os joinvilenses fazerem as doações às vítimas da enchente no Rio Grande do Sul.

Neste local está prevista uma recepção juntamente com os voluntários que prestaram serviços em Joinville que atuaram na cidade de Guaíba/RS. Neste momento será formalizado o Ato da Viagem de Gratidão, com as falas dos prefeitos das duas cidades e demais autoridades.

Joinville foi fundamental na recuperação de Guaíba, enviando uma equipe multidisciplinar composta por 18 profissionais, acompanhada por uma frota de cinco caminhões-caçamba, duas retroescavadeiras, um caminhão-tanque dos Bombeiros Voluntários, além de carretas e outros veículos. Durante semanas, a equipe concentrou esforços na limpeza de ruas e remoção de entulhos nos bairros mais afetados.

A Prefeitura de Joinville doou materiais escolares, mesas, cadeiras e livros às escolas de Guaíba, contribuindo para a retomada das aulas nas áreas impactadas. Além de promover o espírito de gratidão, a iniciativa busca fortalecer os laços entre os municípios por meio da criação da “Rota da Gratidão”, marcada pela instalação de selos em pontos específicos do trajeto.

ROTEIRO

A “Viagem da Gratidão” já teve paradas estratégicas em cinco cidades ao longo do percurso: Arroio do Sal (RS), Itapiruba (SC), Florianópolis (SC), Itajaí (SC) e, finalmente, Joinville, onde a chegada está prevista para o dia 8 de janeiro.

Maranata é acompanhado por Gilnei Andreotti, ciclista com 44 anos de experiência em expedições por diversos países da América Latina.

Você não pode copiar o conteúdo desta página
Pular para o conteúdo