Na quinta-feira, 6 de março, os funcionários da Unidade de Obras da Secretaria de Infraestrutura concluíram os trabalhos de reforma da ponte de madeira sobre o rio Piraí, localizada na Estrada Blumenau, região rural do bairro Vila Nova.
A ponte havia sido danificada em janeiro deste ano, e todas as vigas de sustentação foram substituídas, garantindo a segurança e o tráfego local.
A ponte, conhecida como Ponte Alfonso Altrak, era uma das poucas pontes cobertas da região rural de Joinville, mas perdeu essa característica após enxurradas que derrubaram sua cobertura.
Devido à necessidade de tráfego de máquinas agrícolas, moradores da área optaram por manter a ponte sem cobertura.
Com valor histórico e cultural, a ponte chegou a ser tombada.
No entanto, após um acordo entre a Prefeitura, o Ministério Público e o Instituto do Patrimônio Histórico, a condição de tombamento foi removida para viabilizar a construção de uma nova estrutura de concreto.
O novo projeto inclui um totem em homenagem à antiga ponte coberta, preservando sua memória.
Discussão sobre o Futuro da Ponte
Em março de 2025, a questão foi debatida na Comissão de Economia e Agricultura da Câmara de Vereadores de Joinville, por meio de um requerimento do vereador Adilson Girardi.
O vereador questionou o governo municipal sobre a conclusão do projeto e a captação de recursos necessários para a construção da nova ponte.
De acordo com o engenheiro Paulo, da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), o projeto da nova ponte já está finalizado, com um custo estimado em R$ 6 milhões.
O governo municipal está buscando recursos por meio de um convênio com o governo do Estado para viabilizar a obra. Se o convênio for aprovado, a licitação para a construção da nova ponte deverá ocorrer ainda em 2025.