O Diretório Municipal do Partido Liberal (PL) de Joinville instaurou um processo disciplinar contra o vereador Cleiton Profeta por suposto descumprimento de diretrizes partidárias previstas no Estatuto da sigla.
A decisão foi tomada durante reunião da Comissão Executiva, realizada em 19 de dezembro de 2025, após análise preliminar de condutas atribuídas ao parlamentar. Segundo o partido, os fatos podem caracterizar violação ao Artigo 48, §10, inciso X, que proíbe ataques públicos à honra ou à imagem de filiados ou de governos apoiados pela legenda, além da divergência pública em casos de “fechamento de questão”.
De acordo com o PL, o processo está relacionado ao descumprimento de deliberação partidária que definiu apoio à administração do prefeito Adriano Silva, alinhada à orientação da Executiva Estadual do PL em Santa Catarina, presidida pelo governador Jorginho Mello.
Em nota, o Partido Liberal de Joinville destacou que a apuração não interfere no exercício do mandato parlamentar de Cleiton Profeta.
A legenda afirma respeitar a autonomia do vereador, o direito à fiscalização do Poder Executivo, o livre debate no Legislativo e a independência do voto.
Ainda conforme o partido, a instauração do processo disciplinar tem como objetivo assegurar o cumprimento das normas internas, manter a coesão partidária e fortalecer a legenda, reafirmando o compromisso do PL de Joinville com a ética, a transparência e o devido processo legal.













