quarta-feira,

19/03/2025

Joinville/SC

Pesquisa do LIRAa evidencia que maioria dos focos de dengue estão em residências

No início deste ano, a equipe da Secretaria da Saúde da Prefeitura de Joinville realizou o Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa).

Dos 5.512 pontos visitados, distribuídos por todos os bairros do município, foram verificados 415 focos do mosquito Aedes aegypti.

Dessa forma, será mantida a classificação de risco da cidade.

O LIRAa em risco alto significa que Joinville permanece vulnerável à ocorrência de epidemias de dengue, Zika e Chikungunya.

Os 415 focos do mosquito Aedes aegypti detectados durante o LIRAa estão distribuídos em 13 diferentes áreas de estudo do município.

A nova pesquisa do LIRAa mostrou a alta concentração de focos do mosquito Aedes aegypti em residências, responsáveis por 80% das infestações.

Predominaram os focos em pequenos depósitos móveis, como baldes e pratos, correspondendo a 35% dos focos.

Lixo (recipientes plásticos, latas), entulhos e sucatas correspondem a 24% dos focos.

Segundo o gerente de Gestão Estratégica e Articulação da Rede em Saúde de Joinville, Anderson da Silva, isso mostra a importância das pessoas realizarem a limpeza de suas casas, eliminando os locais que podem ser criadouros do mosquito.

“Precisamos que toda a população de Joinville entre nessa batalha junto com a gente. Combater o mosquito da dengue não é só uma responsabilidade do poder público, mas sim, uma responsabilidade de cada cidadão”, afirma o gerente.

No site da Prefeitura de Joinville (bit.ly/DezMinutosContraDengue) há materiais orientativos de como fazer a vistoria, inclusive com um cronograma que pode ser impresso para ajudar o morador.

Esse material pode ser livremente usado por qualquer pessoa, instituição, escola ou empresa.

“Se a população nos auxiliar nesse sentido, fazendo os 10 Minutos Contra a Dengue, nós vamos conseguir juntos vencer essa doença”, aponta Anderson da Silva.

Você não pode copiar o conteúdo desta página
Pular para o conteúdo