sábado,

13/07/2024

Joinville/SC

Paratletas de Joinville participam do Parajasc 2024

Entre os dias 28 de maio a 2 de junho, ocorrem na cidade de Blumenau, os Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc). Esta edição dos jogos vai reunir cerca de 2 mil atletas, representantes de 70 municípios que irão competir em 14 diferentes modalidades.

Joinville estará representada com 210 atletas, com idade a partir de 15 anos, que irão disputar modalidades nos quatro segmentos de deficiência. A delegação contará, ainda, com 15 técnicos, 6 dirigentes e 57 membros de staff. Nesta terça-feira (28), a delegação de Joinville embarcou da Arena Joinville, com destino a Blumenau.

No segmento de deficiência auditiva, paratletas de Joinville participam do atletismo feminino e masculino; futsal masculino; natação feminino e masculino; tênis de mesa masculino; e xadrez feminino e masculino.

Entre as modalidades de deficiência visual, os joinvilenses disputam as provas de atletismo masculino e feminino; bocha rafa masculino e feminino; goalball masculino e feminino; judô masculino; e natação masculino e feminino.

Já na categoria de deficiência intelectual, Joinville marca presença nas modalidades de atletismo masculino e feminino; bocha rafa masculino e feminino; futsal masculino; natação masculino e feminino; tênis de mesa masculino e feminino.

E no segmento de deficiência física, os competidores participam das modalidades de atletismo masculino e feminino; basquetebol em cadeira de rodas masculino; bocha paralímpica masculino e feminino; ciclismo masculino; natação masculino e feminino; e tênis de mesa masculino e feminino.

Joinville volta a participar da competição após quatro anos. Em 2020 os Jogos não ocorreram devido à pandemia. Em 2021, em função da logística do evento que ocorreu em diferentes municípios, Joinville não participou da disputa e em 2022 e 2023, o Parajasc foi cancelado devido às condições climáticas.

De acordo com Rosicler Ravache, coordenadora da área de Paradesporto da Secretaria de Esportes de Joinville (Sesporte), o retorno ao Parajasc é marcado por expectativas positivas mas, também, por desafios.

“Após anos de interrupção nos Jogos por motivos da pandemia da Covid-19 e por fatores climáticos, voltamos ao cenário paradesportivo catarinense. Temos expectativa de colher bons resultados, mas o crescimento do paradesporto nos últimos quatro anos abre a possibilidade de título de campeão para todos”, avalia.

A participação de Joinville no Parajasc 2024 é uma iniciativa da Sesporte, com parceria das instituições que atuam junto às pessoas com deficiência no município.

Você não pode copiar o conteúdo desta página
Pular para o conteúdo