Papa Francisco cria a Arquidiocese de Joinville

Nesta terça-feira (05/11), o Papa Francisco erigiu a Província Eclesiástica de Joinville, elevando a Sé de Joinville à categoria de Igreja Metropolitana e atribuindo-lhe como sufragâneas as Dioceses de Blumenau e Rio do Sul, anteriormente pertencentes à Província Eclesiástica de Florianópolis.

O Santo Padre nomeou como primeiro arcebispo metropolitano de Joinville (Brasil), dom Francisco Carlos Bach, atualmente bispo da mesma Sé.

Dom Francisco Carlos Bach nasceu em 4 de maio de 1954, em Ponta Grossa (PR), na Diocese de mesmo nome, no Estado do Paraná.

Concluiu os estudos de Filosofia no Seminário Maior Rainha dos Apóstolos e os de Teologia no Studium Theologicum.

Obteve o Mestrado em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Santo Tomás de Aquino, em Roma.

Em 3 de dezembro de 1977 recebeu a ordenação sacerdotal e foi incardinado na Diocese de Ponta Grossa.

Exerceu os seguintes cargos: pároco de São Jorge em Ponta Grossa (PR); Ecônomo, Professor e Reitor do Seminário Menor; Coordenador Diocesano de Pastoral; Vigário Paroquial da Catedral e da Paróquia de São Sebastião; Professor do Instituto de Filosofia e Teologia Mater Ecclesiae (IFITEME); Juiz Auditor; Reitor do Seminário Maior; Ecônomo Diocesano; Diretor da Rádio Diocesana; Membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores; Administrador Diocesano; Vigário Geral.

Em 27 de julho de 2005 foi nomeado Bispo de Toledo e recebeu a ordenação episcopal no dia 27 de outubro seguinte.

Em 3 de outubro de 2012 foi transferido para a Diocese de São José dos Pinhais e em 19 de abril de 2017 foi nomeado Bispo de Joinville.

Dentro da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) foi membro da Comissão dos Tribunais Eclesiásticos de 2ª Instância, Secretário do Regional Sul 2 e Presidente do Regional Sul 4.

Saudação da CNBB ao primeiro arcebispo de Joinville

Estimado irmão, Dom Francisco Carlos Bach,

Recebemos, com alegria, a notícia da ereção canônica da  nova Província Eclesiástica de Joinville, situada no norte catarinense, e a sua consequente nomeação como primeiro arcebispo desta nova arquidiocese.

Esta nova reconfiguração da presença da Igreja no regional Sul 4 da CNBB demonstra um zelo pastoral do núncio apostólico no Brasil, do Papa Francisco e uma atenção especial ao desafio de tornar a Evangelização sempre mais encarnada nestas diferentes realidades do Estado de Santa Catarina.

Ao senhor, estimado irmão, desejamos serenidade neste novo momento de seu ministério, embalado na certeza do amor do Pai para, como pede a nossa Igreja, fortalecer a comunhão entre todos os batizados e estimular a que cada um possa contribuir com sua missão comum: ser sinal de Cristo, de esperança e amor no mundo.

Isso vai fechar em 0 segundos

Isso vai fechar em 0 segundos

Você não pode copiar o conteúdo desta página
Pular para o conteúdo