A revitalização do Pronto-Socorro do Hospital Regional Hans Dieter Schmidt (HRHDS), em Joinville, está em estágio avançado, com mais de 80% das obras concluídas.
A intervenção abrange uma área de 1.471 metros quadrados e integra o programa “Saúde em Obras”, promovido pelo Governo de Santa Catarina por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES).
Entre as melhorias já entregues, destacam-se:
-
Sala Amarela: com 12 leitos, incluindo um de isolamento, destinada a pacientes que aguardam internação e necessitam de cuidados clínicos especializados;
-
Sala Vermelha: equipada com 5 leitos, voltada ao atendimento de pacientes em estado crítico que precisam de vaga em UTI;
-
Sala de Estabilização: com 3 leitos, utilizada para suporte inicial de pacientes graves que, após estabilização, são encaminhados para outros setores conforme a necessidade de monitoramento intensivo ou suporte clínico.
As obras também contemplam a modernização de áreas assistenciais e administrativas, incluindo consultórios médicos, unidade de dor torácica, sala de observação, sala de equipamentos, sala de curativos, sala de enfermagem, além da recepção do pronto-socorro.
As intervenções envolvem a troca de pisos, portas e forros, instalação de novos sistemas elétricos, reformas nos banheiros, revitalização de ambientes e reforço na estrutura física com protetores de parede e cantoneiras.
A diretora do HRHDS, Aldilete Cardoso Alves Fantuci, destaca o compromisso com a qualidade no atendimento: “Nosso pronto-socorro é uma referência em várias especialidades para muitos municípios da região. Estamos empenhados em proporcionar um ambiente com mais qualidade, conforto e bem-estar para todos que buscam nossos serviços para a melhora da saúde”.
As obras foram iniciadas em janeiro de 2024 e estão sendo realizadas de forma planejada, sem interrupção dos atendimentos.
A estratégia adotada permite que os pacientes sejam realocados para setores já concluídos, mantendo o funcionamento contínuo do pronto-socorro.
Além das melhorias no pronto-socorro, em março de 2025 teve início a obra de reforma e ampliação do setor de cardiologia, visando aprimorar ainda mais a capacidade de atendimento do hospital.
O Hospital Regional Hans Dieter Schmidt é uma unidade própria da Secretaria de Estado da Saúde e referência para 25 municípios da região Norte e Nordeste de Santa Catarina.
As reformas estão sendo realizadas com recursos liberados pela SES, oriundos de emenda parlamentar federa