A Companhia Águas de Joinville segue com as obras na rede de esgoto da Av. Coronel Procópio Gomes, no bairro Bucarein.
O trabalho, que está com andamento 30% concluído, teve início no dia 8 de janeiro e tem previsão de conclusão até o fim do mês.
O investimento nas obras é de R$ 2 milhões.
Na quarta-feira (15/1), a Companhia concluiu o posicionamento da nova rede.
Ela foi puxada para dentro do túnel de 120 metros de extensão, aberto por uma perfuratriz sob o leito do rio Jaguarão, no trecho entre as ruas Ministro Calógeras e Dr. Plácido Olímpio de Oliveira.
A nova tubulação, que tem um engate em uma das extremidades, foi conduzida pelo maquinário até ficar na posição projetada, o que levou cerca de três horas.
O duto subterrâneo vai substituir um trecho de rede que atualmente atravessa a ponte sobre o rio, em operação há mais de 35 anos.
Como esta era uma obra que já estava planejada, a pista onde estão ocorrendo as obras ainda não estava com a pavimentação finalizada. Após a conclusão da obra, a Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra) irá finalizar os serviços de asfaltamento no local.
O túnel foi aberto por Método Não Destrutivo (MND).
O furo direcional, que atravessa o fundo do rio de margem à margem, teve a perfuração iniciada na semana passada com 500 mm de diâmetro, e foi sendo alargado até chegar a 1.200 mm.
A nova tubulação, que tem 1.000 mm de diâmetro, foi montada com dez peças de 12 metros cada, unidas por solda.
Após sua instalação, o próximo passo é desativar o trecho a ser substituído fazendo a interligação da tubulação nova com a rede existente da rua.
“Trata-se de uma obra complexa, de travessia de rede por baixo de um rio, que envolve tecnologia de ponta. Para um resultado preciso, um transmissor na perfuratriz envia dados de direção, profundidade e inclinação, os quais são monitorados pelos técnicos”, explica Diego Brunelli Ghisi, gerente de Esgoto da Companhia Águas de Joinville.
O trecho em obras continua com interdição total da pista sentido Centro/Bairro, com desvio pela pista em frente à Havan.
Quem trafega no sentido Bairro/Centro precisa desviar pela rua Urussanga.
A Companhia Águas de Joinville orienta que os motoristas, se possível, utilizem rotas alternativas.
Em caso de chuva, o cronograma de obras pode sofrer alteração.