O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), por meio da 29ª Promotoria de Justiça da Capital, notificou a Celesc para esclarecer uma série de problemas relatados pelos consumidores, principalmente em relação a atrasos na entrega de faturas e dificuldades no atendimento tanto presencial quanto online.
A empresa tem o prazo de 10 dias para apresentar as informações solicitadas.
O MPSC instaurou também um procedimento administrativo para monitorar as ações da concessionária e garantir que as falhas sejam corrigidas.
O promotor de Justiça Wilson Paulo Mendonça Neto ressaltou que os atrasos na emissão das contas resultam em faturas acumuladas, gerando um impacto negativo para os consumidores, que acabam enfrentando valores elevados a pagar.
Além disso, o MPSC questiona a possibilidade de parcelamento das faturas acumuladas e exige melhorias no atendimento, tanto nas unidades presenciais quanto na plataforma online, que tem sido considerada ineficiente por diversos usuários.
O Procon de Santa Catarina também foi notificado e tem 20 dias para informar se há procedimentos administrativos em andamento para acompanhar as ações da Celesc.
A principal preocupação do MPSC é garantir que os consumidores não sejam prejudicados e que a empresa adote as medidas necessárias para resolver as falhas apontadas.