Moradores da Vila do Oca recebem os registros dos imóveis

 A tarde do dia 22 de novembro de 2024 será sempre lembrada pelos moradores da Vila do Oca, na zona norte de Joinville.

Este foi o dia que as mais de 80 famílias que moram na localidade receberam as matrículas dos terrenos em que construíram suas casas.

Isso porque a região no ano passado passou pela regularização fundiária e hoje, o Presidente da Câmara de Vereadores de Joinville, Diego Machado e o Secretário de Habitação Rodrigo Andriolli estiveram na Vila para a entrega dos registros dos imóveis dos moradores.

Na prática isso significa dizer que a partir de agora os moradores se tornam donos dos imóveis, diferentemente da situação anterior onde tinham apenas contratos de gaveta dos espaços. A região foi regularizada no ano passado, mesmo período em que chegou energia elétrica.

Anteriormente as famílias tinham comprado um espaço dentro de um terreno com uma grande extensão.

Porém sem a regularização fundiária este loteamento não tinha qualquer tipo de benefício.

“A Prefeitura ficava impedida, por exemplo, de trazer melhorias para cá, pois a região toda estava loteada dentro de um terreno particular e os moradores não tinham quaisquer segurança. Agora todos estão com seus espaços devidamente documentados e corretos. A região dentro da legalidade permite realizar obras e serviços públicos, também” afirmou Diego Machado, Presidente da CVJ.

O Secretário de Habitação Rodrigo Andriolli, que esteve no ato, reiterou o compromisso e a vontade de expandir este trabalho.

“Sem dúvidas este é um momento de extrema importância para nós também. Estamos entregando o documento das suas casas. É um longo processo, mas que deu certo. Queremos até o final deste mandato concluir a entrega de 4500 escrituras para toda a cidade”, explicou.

“Para mim é motivo de orgulho estar concluindo este processo. Hoje a Vila do Oca está sendo contemplada com um trabalho que é nossa bandeira: a regularização fundiária. Vejo que a luta e estar junto com a comunidade valeu a pena. Nosso mandato é para ajudar Joinville no desenvolvimento e resolução de seus problemas”, finalizou o Presidente da Câmara, Diego Machado.

Alegria para os moradores

O casal Wilson de Lara e Maria de Lara que tem uma mercearia na localidade não esconderam a alegria de receber o documento.

Segundo eles, o documento do terreno que compraram data de 1914 e só agora este desmembramento e a transformação em área pública trouxeram alívio.

Ele conta que no passado eram 7 relógios de energia para mais de 200 famílias, porque não era permitido instalar energia no local, por exemplo.

Agora tudo está normalizado. “O Diego foi uma pessoa fundamental neste processo.
Ano passado conseguimos depois de muito custo a divisão do espaço.

Mais do que isso, veio o direito a benefícios como a luz. Hoje temos energia e, agora, a escritura da nossa casa”, afirmou Sr. Wilson.

Dona Maria também não escondeu a emoção.

“Estou muito feliz em ver a realização de um sonho. Foram anos de dificuldades, sem poder ter luz, sem direito a uma melhoria na rua. Agora tudo se torna possível”, disse Dona Maria.

Você não pode copiar o conteúdo desta página
Pular para o conteúdo