Começaram a operar nesta terça-feira (15) os novos radares de velocidade instalados em trechos da BR-101 Norte, no Contorno Viário de Florianópolis e na BR-116, em Santa Catarina.
Ao todo, são 76 novos equipamentos que agora passam a registrar infrações por excesso de velocidade, com base em imagens dos veículos que ultrapassarem os limites permitidos.
Os controladores já estavam instalados há cerca de seis meses, mas vinham sendo utilizados apenas em caráter educativo.
Com a fase de testes encerrada, os radares passaram por verificação do Inmetro e a sinalização informando os limites de velocidade já foi instalada nas vias.
Distribuição dos radares
-
Contorno Viário de Florianópolis:
Foram ativados 25 radares nos municípios de Biguaçu e Palhoça.
Limites de velocidade:-
100 km/h para veículos leves
-
80 km/h para veículos pesados
-
-
BR-101 Norte:
Entraram em operação 15 equipamentos em Joinville, Araquari, Balneário Camboriú, Porto Belo, Biguaçu e Palhoça.
A maioria dos trechos segue os mesmos limites do Contorno Viário, com exceção do km 157, sentido Sul, em Porto Belo, onde o limite é de 60 km/h devido à saída próxima a um ponto comercial, logo após a praça de pedágio. -
BR-116:
Nesta rodovia de pista simples, 36 radares foram ativados em cidades como Mafra, Monte Castelo, São Cristóvão do Sul, Correia Pinto e Lages.
Limite de velocidade único: 80 km/h para todos os tipos de veículos.
Segundo a concessionária Arteris, responsável pela administração dos trechos, a instalação dos equipamentos faz parte das exigências do contrato de concessão e tem como principal objetivo aumentar a segurança viária e coibir comportamentos de risco ao volante.