sábado,

13/07/2024

Joinville/SC

Maior edição do ANIMANECO terá mais de 200 apresentações gratuitas

Em menos de um mês, Joinville e São Francisco do Sul serão invadidas por uma turma muito animada, feita de pano, papel, madeira, sombras, objetos triviais e até partes do corpo humano.

São as estrelas do 6º ANIMANECO – Festival Internacional de Bonecos, que levará suas atrações gratuitamente a diversos espaços das duas cidades entre os dias 1º e 11 de agosto.

E será uma ocupação bonequeira como nunca se viu antes em Santa Catarina.

A distribuição de ingressos inicia no dia 15 de julho, pelo www.enjoyticket.com.br.

Em apenas seis anos, o ANIMANECO se tornou um dos maiores eventos de teatro de animação do Brasil.

O reconhecimento da grandiosidade e de sua relevância cultural veio em junho, assinado pela Associação Brasileira de Teatro de Bonecos (ABTB), filiada à UNIMA/UNESCO.

De fato, o festival cresce ano a ano e chega a sua maior edição em 2024 com marcas inéditas e a ampliação de fronteiras.

Depois de um recorde de inscrições – foram quase 300 propostas recebidas pela organização -, o 6º ANIMANECO chega com uma oferta de 15 espetáculos, quatro exposições, quatro oficinas, dez performances, três palestras, seminário e o impressionante número de 35 espetáculos de lambe-lambe, a fim de comemorar em grande estilo os 35 anos deste gênero teatral.

No total, serão mais de 200 atrações ao longo de 11 dias.

Atrações essas que vêm de nove Estados (SC, RJ, SP, RS, MG, PE, CE, PR e BA) e do Distrito Federal e de quatro países: Argentina, Chile, Colômbia e Espanha, na estreia de um grupo europeu no festival. Trata-se do Titireteros de Binéfar, da cidade de Huesca, que há 40 anos realiza teatro de marionetes com muita música.

A Colômbia também marca presença pela primeira vez no evento graças ao grupo Corporación Cria Espiritrompa, de Bogotá, que apresentará três lambe-lambes e um espetáculo.

Tudo isso poderá ser desfrutado pelo público de graça em diversos espaços de Joinville, como o Teatro Juarez Machado, o galpão da Ajote, Garten Shopping, Casa da Cultura.

Museu de Arte de Joinville (MAJ), Parque São Francisco (Adhemar Garcia), Praça da Bandeira, CEU Aventureiro e Museu Nacional de Imigração e Colonização. Em São Francisco do Sul, a programação ocorrerá no Cine Teatro X de Novembro e na Feira do Viver São Chico.

O 6º Animaneco é uma realização da Essaé Produções Ltda e está aprovada no PIC – Programa de Incentivo à Cultura da Fundação Catarinense de Cultura do Governo do Estado de Santa Catarina.

 O evento conta com o apoio da NSC TV, Garten Shopping, ABTB – Associação Brasileira de Teatro de Bonecos, Unima Internacional – Comissão Três Américas, INAEM – Instituto Nacional das Artes Cênicas e da Música do Governo da Espanha, Associação Joinvilense de Teatro, UnB, Udesc, Casa do Capitão, Favretto – Mídia Exterior, Hotel Alven by Slavieiro Hotéis, SESC – Mesa Brasil, LabD12 Estúdio e Souza Hortifrúti.

O incentivo é das empresas Tirol Alimentos, Supermercados Bistek, Schulz SA , Urbano Alimentos, Lojas MM, Instituto Carlos Roberto Hansen, Tubos e Conexões Tigre, Selbetti Tecnologia SA e Sherer Auto Peças.

Espetáculos

A programação do 6º ANIMANECO conta com dez espetáculos selecionados e cinco convidados que abrangem os mais diversos formatos de teatro de animação, desde a tradicional manipulação de fantoches até teatro de sombras e de objetos.

Dentre eles, podemos citar o premiadíssimo “Pluft, o Fantasminha”, da Cia. Pequod (RJ); “Viejos”, do argentino Sergio Mercúrio, que trata de questões da terceira idade por meio de uma manipulação de bonecos pouco convencional; e o inovador “Teatro dos Seres Imaginários”, da Cia.

Seres Imaginários (RS), espetáculo suspenso ao qual o público assiste em 360º.

Teatro Lambe-lambe

A presença dos espetáculos de teatro-lambe são uma tradição no ANIMANECO. Entretanto, em 2024 elas aparecerão em número recorde no evento, e por uma boa razão: celebrar os 35 anos deste formato que, ainda que pequenino, encanta a todos.

Por isso, o número recorde de 35 caixas fará parte da programação, sendo que uma delas pertence à baiana Denise Santos, uma das pioneiras do lambe-lambe, que retorna ao festival.

Exposições

Sempre uma atração à parte no ANIMANECO, as exposições vão além das performances para levar ao público conhecimento sobre minúcias técnicas, grandes histórias e aspectos menos conhecidos do teatro de animação.

Das quatro mostras que compõem o festival deste ano, duas certamente chamarão a atenção no hall do Teatro Juarez Machado.

“Entre o Passado e o Palco: Kasperl e a Imigração Alemã no Brasil”, da tradicional Trip Teatro, de Rio do Sul, alude aos 200 anos da imigração alemã no Brasil.

Ela destaca a história e a influência do Kasperltheater, um teatro de bonecos popular alemão que tornou-se uma forma significativa de entretenimento e preservação cultural em Santa Catarina, especialmente entre as décadas de 1940 e 1960.

Já “Cápsula Teatrais: Teatro na Palma da Mão” exibe uma espantosa criação trazida de Buenos Aires pelo artista Horário Tignaneli. Trata-se de minúsculas caixinhas (cápsulas) que incorporam um gênero dramático que não precisa de atores ou palco, nem de máscaras ou fantoches.

Nas cápsulas, a substância teatral é constituída por um objeto nas mãos de um único performer que é, ao mesmo tempo, seu primeiro espectador.

Representação gaúcha

Como forma de apoiar os grupos e artistas do Rio Grande do Sul, que ainda sentem os efeitos da tragédia climática que se abateu sobre o Estado há dois meses, o 6º ANIMANECO convidou diversos representantes gaúchos para apresentarem seus trabalhos. Estarão presentes a Cia.

Seres Imaginários, Rita Siper, Cia. Caixa do Elefante, Cia. Gente Falante Teatro de Bonecos e Circo Rapadura, além da exposição de marionetes do TIM – Teatro Infantil de Marionetes.

Seminário

O 5º Seminário Internacional de Teatro de Animação de Joinville vai acontecer entre 2 e 4 de agosto de forma presencial, com artistas, pesquisadores e outros convidados, e também terá transmissão pelo canal do ANIMANECO no Youtube.

O tema deste ano, “Teatro em Pequenos Formatos – 35 anos do Teatro Lambe-Lambe”, abordará as diferentes manifestações que o gênero têm apresentado nas últimas décadas. São mudanças significativas sustentadas por poéticas híbridas, com criações apoiadas na transversalidade e na intersecção com as outras artes.

6º ANIMANECO em números

  • 4 Exposições
  • 5 Espetáculos Convidados
  • 10 Espetáculos selecionados
  • 35 espetáculos de Teatro Lambe-Lambe
  • 10 Performances
  • 4 oficinas
  • 3 Abertura de Malas dos Mestre do Teatro de Bonecos Popular Brasileiro
  • 3 Palestras
  • 11 dias de programação
  • 200 atrações

SERVIÇO

O QUÊ: 6º ANIMANECO – Festival Internacional de Teatro de Bonecos.
QUANDO: 1º a 11 de agosto.
ONDE: Joinville e São Francisco do Sul.
QUANTO: Gratuito, com colaboração espontânea de 1kg de alimento não perecível. Distribuição de ingressos a partir do dia 15 de julho pelo www.enjoyticket.com.br.

 

Você não pode copiar o conteúdo desta página
Pular para o conteúdo