Após duas semanas de avaliações clínicas e físicas, o Joinville Vôlei intensifica, a partir de segunda-feira (8), os trabalhos técnicos visando a estreia no Campeonato Catarinense 2024.
O clube ainda aguarda a definição do calendário de jogos por parte da Federação Catarinense de Voleibol (FCV), mas a expectativa é que a competição tenha início em meados de agosto.
Conforme o médico do clube, Claudecir Gambeta, as avaliações realizadas até o momento têm sido fundamentais para ajustar as cargas de trabalho dos atletas e prevenir problemas físicos e musculares.
“Nestas duas semanas, tivemos dados bem satisfatórios dos testes fisioterapêuticos, exames cardiológicos e ortopédicos de todos os atletas. Essas avaliações são de extrema importância para a prevenção de lesões no decorrer da temporada”, destaca Gambeta.
Segundo ele, a avaliação também tem o papel de identificar eventuais deficiências de grupos musculares, articulações e limitações de movimentos.
“A gente procura corrigir esses problemas antes do início dos campeonatos. É um trabalho fundamental e que certamente ajudará na prevenção de lesões”, afirma.
Na temporada 2024/25, o clube contratou 10 reforços para diferentes posições, metade deles provenientes de times do exterior que possuem preparações distintas: os opostos Rafael Araújo e Kauan Jaques; os ponteiros Noleto, Hugo e Djalma; os líberos Filipinho e Henrique; os levantadores Ricardo e Juan Pablo; e o central Felipe Brito.
A comissão técnica (CT) também ganhou novos integrantes.
O técnico Roberley Leonaldo, o Rubinho, e o assistente técnico Luciano Costa Sobrinho, ainda não se apresentaram ao clube.
Ambos estão com a Seleção Brasileira Masculina Adulta e devem chegar em Joinville após as Olimpíadas de Paris.
Os outros integrantes da CT são o assistente técnico Plauto Machado, que está conduzindo os trabalhos na pré-temporada; o fisioterapeuta Aridone Borgonovo, que esteve em Joinville na semana passada e agora serve a Seleção Brasileira de Novos; e o estatístico Isac Ramos, que, na próxima semana, se apresenta à Seleção Brasileira Sub-19 para a disputa do Campeonato Sul-Americano da categoria.