De 12 a 21 de setembro, ocorrerá oficialmente a 23ª edição da Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc) e Joinville participará mais uma vez da competição.
As disputas para atletas de até 16 anos ocorrem nos municípios de Maravilha, Pinhalzinho e Saudades. Em 2023, Joinville foi a campeã da Olesc, com 119 pontos.
A delegação da Secretaria de Esportes (Sesporte) da Prefeitura de Joinville é formada por 328 pessoas. São 32 equipes, 22 modalidades e 263 atletas. É a maior delegação do Estado.
Nas modalidades de atletismo e ginástica artística as competições iniciaram antes e já encerraram, com um ótimo desempenho dos atletas de Joinville, com 26 medalhas.
O município está em segundo lugar na pontuação geral da Olesc.
No atletismo feminino, Joinville conquistou a liderança no quadro de pontos, com 213. Foram seis medalhas de ouro, sete de prata e três de bronze.
E no atletismo masculino Joinville ficou em segundo lugar geral, com 151 pontos. Foram sete medalhas de ouro e uma de prata.
Na ginástica artística masculina Joinville ganhou uma medalha de prata individual e uma de bronze por equipe.
Este ano, Joinville também compete nas seguintes modalidades (masculino e feminino): ciclismo, futsal, handebol, judô, karatê, natação, tênis de campo, tênis de mesa, vôlei de praia, voleibol e xadrez.
No badminton, Joinville disputará apenas no masculino e na ginástica rítmica somente no feminino.
Participam da 23ª edição da Olesc 120 municípios que competem em 18 diferentes modalidades nas competições para atletas de até 16 anos e nos naipes masculino e feminino.
A Olesc é realizada pela Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) do Governo do Estado de Santa Catarina.