sexta-feira,

12/07/2024

Joinville/SC

Joinville inicia a vacinação contra a gripe nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira (21/3), Joinville inicia a campanha de vacinação contra a gripe (influenza), recebendo da Secretaria de Estado da Saúde um total de 21 mil doses do imunizante.

Devido ao aumento dos casos de doenças respiratórias, o Ministério da Saúde antecipou a campanha de vacinação contra a gripe, que tradicionalmente ocorria em abril e maio.

A imunização contra a Influenza é fundamental para prevenir casos graves, hospitalizações e óbitos decorrentes da doença.

A vacina oferecida pelo SUS é trivalente, protegendo contra os principais vírus em circulação no Brasil: influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e o vírus influenza B.

Crianças que receberão a vacina pela primeira vez devem receber duas doses, com um intervalo de 30 dias entre elas.

A vacinação será destinada apenas aos grupos prioritários, que possuem maior propensão à evolução e gravidade dos casos.

Grupo prioritário

Nesta primeira etapa, podem receber o imunizante crianças de 6 meses a até 5 anos, idosos com 60 anos ou mais, gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde, professores do ensino básico e superior, profissionais das Forças de Segurança e Salvamento e profissionais das Forças Armadas

Também estão contempladas as pessoas com deficiência permanente, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, trabalhadores portuários, povos indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, população privada de liberdade, funcionários do sistema de privação de liberdade e adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas.

Onde se vacinar

A vacina contra a Influenza pode ser encontrada em todas as Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs), exceto nas unidades do João Costa, Comasa e Jativoca.

Os horários de funcionamento das UBSFs estão disponíveis no (bit.ly/UBSFJoinville).

Outra opção é ir até a Sala de Vacinas Central, na Rua Abdon Batista, 172.

Para receber a vacina, é preciso apresentar documento oficial, Carteira de Vacinação, Cartão Nacional de Saúde e comprovante que integra um dos grupos prioritários.

Não é necessário agendamento, mas a orientação é chegar ao local de vacinação pelo menos meia hora antes do fechamento.

Você não pode copiar o conteúdo desta página
Pular para o conteúdo