Joinville está contemplada em novo sistema da Defesa Civil para emissão de alertas
Os joinvilenses já conhecem o sistema da Defesa Civil por onde são emitidos os alertas por mensagem de texto (SMS).
Mas agora, Joinville também está contemplada em um novo sistema de alertas da Defesa Civil Nacional, o Defesa Civil Alerta, que pode ser utilizado no caso de desastres de grande perigo.
A ferramenta faz uso da rede de telefonia celular para emitir alertas gratuitos, com mensagem de texto e aviso sonoro (como se fosse uma sirene), até mesmo nos aparelhos que estão no modo silencioso.
Mesmo que o usuário esteja usando o aparelho, a atividade é momentaneamente suspensa durante o alerta.
Para ser notificado, não é necessário nenhum cadastro prévio, visto que o sistema foi desenvolvido a partir de parcerias com a Anatel e em empresas de telefonia.
A notificação ocorre com base na localização do aparelho e usa o sinal que vem das antenas instaladas naquela região.
“O Defesa Civil Alerta é somente para situações de extremo perigo, para evacuação imediata. Até o momento, quem pode disparar esses alertas sonoros são apenas o Estado e o Governo Federal”, informa o gerente da Defesa Civil de Joinville, Maiko Richter.
A Defesa Civil de Joinville participou de reuniões e capacitações para conhecer o sistema e entender as funcionalidades.
Notificações por SMS continuam
É importante reforçar que as notificações referentes a riscos causados pelas intempéries climáticas continuam sendo emitidos por mensagem de texto (SMS) pela Defesa Civil.
Neste caso, é necessário fazer o cadastro.
É só enviar o CEP da sua residência para o número 40199, por mensagem de texto (SMS).
Desta forma, são disparados antecipadamente boletins de avisos e alertas dos riscos de desastres e de eventos adversos de uma região.
Com esses alertas, a população pode evitar ou reduzir os riscos trazidos pelo desastre. O serviço é gratuito.
O município pode emitir alertas de SMS para situações específicas de Joinville, mas quem dispara com maior frequência esses alertas é o Governo do Estado, nesta plataforma que é do Governo Federal.
“Nós sempre enfatizamos que a Defesa Civil passa por um conjunto de ações que incluem a prevenção. Por isso, se o morador sabe que há risco de temporal, ou possibilidade de alagamento, ele pode tomar medidas que vão preservar a integridade dele e de seus familiares ou amigos. Por exemplo, quando emitimos alerta de risco de deslizamento, o objetivo é que as pessoas que vivem próximas de morros e encostas redobrem a atenção, deixem o local e chamem a Defesa Civil pelo telefone 199 em caso de emergência”, reforça Maiko Richter.