sábado,

13/07/2024

Joinville/SC

Joinville é reconhecida como capital nacional da cultura e da arte

A Comissão de Educação e Cultura (CE) aprovou, nesta terça-feira (11), um projeto de lei que concede ao município de Joinville o título de capital nacional da cultura e da arte.

A proposta foi apresentada pela senadora Ivete da Silveira (MDB-SC) e recebeu parecer favorável do senador Esperidião Amin (PP-SC).

Se não houver recurso para votação no Plenário, o projeto seguirá para análise da Câmara dos Deputados.

A senadora Ivete da Silveira ressaltou a rica diversidade cultural de Joinville, influenciada pela chegada de imigrantes europeus no século 19, principalmente alemães, suíços e noruegueses, que se integraram aos povos originários e aos brasileiros da região.

“Essa miscigenação cultural se reflete na arquitetura, na gastronomia e nas tradições locais, enriquecendo o patrimônio cultural da cidade”, afirmou a senadora. Joinville também se destaca na dança, nas artes visuais, na música e na preservação do patrimônio histórico.

O senador Esperidião Amin destacou que Joinville abriga a única escola do Teatro Bolshoi fora da Rússia, além de sediar diversos festivais de música clássica, jazz e música popular.

“Acreditamos que este reconhecimento tanto irá fortalecer a identidade cultural da região quanto promover nacional e internacionalmente a cidade como um importante polo de cultura e arte”, afirmou o relator.

Amin também mencionou que Joinville é um importante centro educacional e de pesquisa, com instituições de ensino superior e centros de estudo que promovem o desenvolvimento cultural e artístico da região.

Você não pode copiar o conteúdo desta página
Pular para o conteúdo