O exemplo de Joinville foi destaque no palco principal da 9ª edição do Salão Nacional do Turismo, em São Paulo.
O secretário de Cultura e Turismo da Prefeitura (Secult), Guilherme Gassenferth, palestrou no auditório principal a convite do Ministério de Turismo e do governo do Estado de Santa Catarina.
A fala ocorreu no terceiro dia do evento, reservado para o 2º Seminário Nacional de Regionalização do Turismo.
O encontro reuniu interlocutores estaduais, representantes de Instâncias de Governança Regionais (IGRs) e de Conselhos Municipais de Turismo, expondo exemplos e experiências turísticas inovadoras e de sucesso na implementação da política de regionalização por todo o país.
A programação contou com painéis temáticos.
O secretário expôs a participação do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) relacionada às políticas preconizadas em 2020 para o governo municipal de Joinville.
Explicou que todas as diretrizes foram assumidas, realizadas e entregues.
Dos novos pleitos em 2024, destacou a parceria e o convênio da Prefeitura de Joinville, por meio da Secult, com o Joinville e Região Convention & Visitors Bureau e demais associações da sociedade civil do município.
Isso permitiu uma maior presença de Joinville em eventos nacionais e internacionais de turismo.
O Salão Nacional do Turismo é o maior evento de promoção do turismo brasileiro, reunindo destinos, produtos e serviços turísticos de todo o país.
O principal objetivo é fortalecer o setor por meio da integração entre destinos turísticos, profissionais do setor e o público em geral.