A sensação de segurança ao caminhar sozinho durante o dia em Joinville é relativamente alta (74,58), embora à noite caia para um nível moderado (42,67).
Essa percepção foi captada pelo Numbeo, plataforma mundial de inteligência de dados que, a partir de notícias e colaborações locais, gera indicadores com estimativas de criminalidade em cidades e países.
A compilação sobre Joinville mostra que o nível de criminalidade é considerado “moderado”, 52,54.
Esse resultado é baseado no índice de preocupação popular em ter a casa arrombada e objetos roubados, 55,51; de ser assaltado, 49,58; de ter o carro roubado, 58,47; e de ter o carro arrombado para furto de objetos no interior, 56,47.
Ainda na faixa dita moderada apareceram os assaltos violentos à mão armada, que registraram índice de preocupação 53,81, enquanto os crimes relacionados a problemas de corrupção e suborno obtiveram 61,82 (elevado).
DROGAS E CRIMES
Também segundo os dados sistematizados pelo Numbeo, os índices relacionados ao consumo e tráfico de drogas em Joinville mereceram classificação de moderados, 55,91, sempre em uma escala de 0 a 100.
Associação entre drogas e violência gera desafios complexos.
Estudos indicam que a presença de drogas ilícitas pode aumentar a criminalidade de diversas formas, desde pequenos furtos até crimes mais violentos relacionados ao tráfico.
Apesar dos esforços para combater o tráfico e o consumo de drogas, a percepção pública indica que ainda há um caminho a ser percorrido para melhorar a segurança e reduzir a criminalidade envolvendo drogas em Joinville.
Em seu levantamento oficial mais recente, o Governo de Santa Catarina afirma que em 2023 as forças de segurança conseguiram diminuir a criminalidade no estado.
A Secretaria de Segurança Pública fala em redução de 47% dos latrocínios, de 22% nos roubos e furtos a instituições financeiras; de 14% em outros tipos de roubos e de 31% nos crimes de lesão corporal seguida de morte, entre outros avanços.
COMANDANTE REISDORFER NO CAMINHO DO MEIO
Criminalidade e segurança são o tema do Podcast Caminho do Meio da noite desta segunda, Dia de São João.
O jornalista Geraldo Lion vai receber no programa o comandante do 5º Comando Regional da Polícia Militar, coronel Marcio Leandro Reisdorfer.
Ele vai falar sobre como a PM tem trabalhado na região para promover maior integração com a comunidade e fortalecer a confiança dos cidadãos nas forças de segurança.
SERVIÇO
O quê? Podcast Caminho do Meio sobre segurança pública em Joinville e região.
Quando? Segunda, 24 de junho de 2024, 20 horas, ao vivo
Onde? Redes do Portal Aconteceu em Joinville: YouTube, Facebook e Instagram.