Imagine uma criança que, com o apoio certo, supera barreiras de aprendizagem e descobre seu potencial.
Esse é o impacto do Instituto You.Up, uma organização sem fins lucrativos de Joinville, que há três anos vem modificando a vida de crianças e adolescentes com transtornos de aprendizagem como dislexia, TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) e discalculia.
No Dia de Doar, realizado mundialmente em 3 de dezembro, o Instituto You.Up convida toda a sociedade a fazer parte dessa transformação.
A campanha iniciou em 25 de novembro e vai até 6 de dezembro e busca arrecadar recursos financeiros para ampliar o atendimento.
Cada doação contribui para diminuir a fila de espera de crianças que aguardam por atendimentos essenciais como neuropediatria, fonoaudiologia, psicopedagogia e psicologia.
Com uma equipe composta por 60 especialistas, entre médicos neuropediatras, psiquiatras, psicólogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicomotricistas e outros, o Instituto atende semanalmente 250 crianças, mas muitas outras ainda estão na fila aguardando por uma oportunidade.
Vanessa Bertani, presidente e fundadora do Instituto You.Up, destaca a urgência em ampliar o alcance dos atendimentos.
“Cada doação significa uma nova oportunidade para uma criança que está esperando por suporte. Sabemos o impacto que esses atendimentos têm na vida de cada aluno e de seus familiares.
Nosso objetivo é garantir que ninguém fique para trás, porque sabemos que a educação pode transformar vidas”, diz.
Ela ressalta ainda que o compromisso do Instituto vai além do atendimento clínico.
“Nós incentivamos o protagonismo das crianças e adolescentes que atendemos, envolvendo suas famílias e educadores em todo o processo.”
Números que contam histórias
Desde sua fundação, o Instituto já realizou 16 mil atendimentos, capacitando 950 professores e impactando 740 famílias.
Cristiane Bertoncelos, mãe de uma criança com dislexia e transtorno do processamento auditivo, compartilhou o impacto positivo do Instituto You.Up na vida de sua filha.
“Eu nunca tinha ouvido falar sobre o Transtorno do Processamento Auditivo Central (TPAC) até que descobri que minha filha tinha, por meio do trabalho do instituto, quando minha ela tinha 11 anos.
Desde então, ela melhorou muito: hoje, com 14 anos, enfrenta as dificuldades de maneira mais confiante.
Porém, a adaptação escolar ainda é difícil, e o preconceito é uma barreira constante”, relata Cristiane, destacando a importância do apoio e das práticas inclusivas promovidas pelo instituto.
Como doar?
Cada contribuição ajuda a oferecer suporte educacional e terapêutico para mais crianças, promovendo a inclusão e garantindo que elas tenham a chance de superar suas dificuldades.
A doação pode ser feita por PIX: 42.360.003/0001-47.
Sobre o Dia de Doar
Em 2012 foi criado, nos Estados Unidos, o #GivingTuesday, que significa “Terça-feira da Doação”.
A data acontece sempre na primeira terça-feira depois do Dia de Ação de Graças, o Thanksgiving Day, e na sequência de datas comerciais como Black Friday e Cyber Monday.
Desde então, mais de 55 países participam oficialmente da campanha, e ações são realizadas em mais de 190 localidades.