quinta-feira,

23/01/2025

Joinville/SC

Governador de SC vistoria obra complexa de engenharia aguardada há 30 anos no Porto de São Francisco

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, vistoriou a obra de derrocagem de uma pedra submersa no Porto de São Francisco do Sul, na manhã desta quinta-feira, 9.

Os trabalhos começaram na semana passada e visam a retirada de uma enorme rocha próxima a um dos berços de atracação de navios.

A medida era aguardada havia  três décadas pela comunidade portuária e vai garantir que navios possam transportar 1,5 mil toneladas de mercadorias a mais em cada viagem.

“Eu vim visitar aqui porque há 30 anos que eles pedem para fazer isso e ninguém fez e nós estamos fazendo. Isso vai proporcionar mais capacidade para quem está trazendo carga para cá, ou levando carga de Santa Catarina”, disse o governador Jorginho Mello.

“Foi uma visita muito produtiva, fico muito feliz em estar aqui para comemorar, para fazer com que o ano de 2025 vibre e já está vibrando pelo belo trabalho que o Porto de São Francisco está fazendo”.

Os trabalhos para remover o afloramento rochoso de 370 m³, equivalente ao tamanho de cinco contêineres, estão sendo realizados pela empresa Náutica Marítima Serviços e terá um custo de R$ 12 milhões.

A pedra se encontra a 12 metros de profundidade, no berço 101.

Com a remoção, busca-se alcançar a profundidade de 14 metros nesse local, já que atualmente, as embarcações têm que fazer uma manobra extra no momento da atracação, o que aumenta os custos.

“A obra permitirá o embarque de mais 1,5 mil toneladas de produtos em cada navio”, afirma o presidente do Porto, Cleverton Vieira.

“A derrocagem representa um significativo ganho operacional, com redução de custos e de tempo para toda a comunidade portuária, tornando o Porto de São Francisco mais competitivo entre os terminais brasileiros”, acrescentou.

A derrocagem vai usar métodos mecânicos de alta precisão, sem o uso de explosivos.

Martelos de fundo e rompedores hidráulicos vão fragmentar a rocha submersa e uma escavadeira hidráulica vai remover o material.

Esta técnica minimiza o impacto ambiental e garante a segurança de toda a operação.

Nesta primeira etapa, a previsão é que a obra seja concluída no final de janeiro. Serão feitos 4,5 mil furos na rocha para depois dividir a pedra mecanicamente com talhadeira (cada furo tem 10 centímetros de diâmetro).

“Os navios não estavam conseguindo colocar toda a carga e era necessário deslocar o navio, gerando um custo extra de R$ 100 mil para colocar a carga toda.

Com essa remoção o porto vai ter mais condições de receber navios maiores e ter a colocação de mais carga por um custo menor”, afirmou o secretário de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Ivan Amaral. Tendo em vista a grande movimentação de grãos no berço 101, a obra será executada em duas etapas.

Na primeira, que ocorrerá até o final de janeiro, serão feitas as perfurações na rocha. Durante o período de escoamento da safra de soja, que geralmente vai até o mês de outubro, a obra será paralisada, para permitir a total capacidade de escoamento do berço.

Após o término do ciclo da soja, a obra será retomada para o desenvolvimento das etapas seguintes. 

Dados gerais do Porto:

– Maior porto em movimentação de carga de Santa Catarina
– Entre os 10 maiores portos públicos do Brasil em movimentação de carga geral.
– Em 2024, atingiu o recorde histórico de movimentação de carga: 16,9 milhões de
toneladas.
– Entre os cinco portos públicos do país com Certificação ISO 9001 e 14001.
– Responsável por 42% de todo o aço importado pelo Brasil e por 80% da soja
exportada por SC.

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