Os gestores das Escolas e Centros de Educação Infantil (CEIs) das Redes Municipal, Estadual e Privada de Ensino de Joinville se reuniram para a 2ª Jornada de Lideranças. O evento foi realizado pela Secretaria de Educação da Prefeitura de Joinville, em parceria com a Coordenadoria Regional da Educação do Governo do Estado.
A 2ª Jornada de Lideranças ocorreu no auditório da Unisociesc, no bairro Anita Garibaldi, e contou com a presença do prefeito Adriano Silva, da vice-prefeita Rejane Gambin e do secretário de Educação, Diego Calegari.
“O evento é fundamental porque reúne todos os líderes da Educação para uma discussão sobre o que é liderar com eficácia, visando aquilo que é mais importante: a aprendizagem, o desenvolvimento e o futuro promissor dos nossos alunos”, explica Calegari.
Além de palestras com os empreendedores joinvilenses Jack Simonéia e Rodrigo Filippi, a Jornada de Lideranças contou com a participação do professor e doutor em Educação, Ailton Dias, que falou sobre a importância das lideranças na área da educação.
Lançamento do site Educação que Transforma
Durante o evento, o secretário Diego Calegari recordou todos os avanços realizados na Educação de Joinville ao longo dos últimos quatro anos e lançou o site especial da Educação que Transforma (bit.ly/SiteEducaçãoQueTransforma), que reúne todas as principais políticas educacionais da Rede Municipal de Ensino.
“Joinville sai na frente mais uma vez e inova no cenário nacional ao sistematizar, organizar e compartilhar com todo o país aquilo que está sendo feito no município. Com isso, qualquer secretário ou equipe técnica que queira fazer transformações em sua realidade terá um cardápio de políticas que deram certo e podem ser copiadas e adaptadas”, detalha.
O site apresenta desde o diagnóstico do cenário antes da implementação da política, toda a descrição da formulação do projeto ou programa, como funcionam e os resultados alcançados. Também são apresentadas dicas e sugestões valiosas para gestores que queiram se inspirar nas políticas joinvilenses para reproduzi-las em outras redes de ensino.