O 42º Festival de Dança de Joinville chega ao fim neste sábado (2), após 13 dias dedicados a celebrar a dança em sua diversidade de estilos.
E para encerrar esta edição, os destaques da programação são a Tarde dos Campeões do Festival Meia Ponta e a Noite dos Campeões da categoria Sênior, que celebram os vencedores das competições.
A programação começa às 8h, com uma Oficina de Dança Inclusiva no Saltare Centro de Dança.
Na ação, a professora Analu Ciscato aborda a metodologia DanceAbility, que discute e amplia os conceitos e práticas pedagógicas pertinentes à dança inclusiva.
A oficina vai desenvolver a criação coletiva de uma coreografia com todos os participantes.
Também com foco na inclusão no Festival de Dança, às 14h, o Palco da Sapatilha recebe apresentações da Mostra Dança para Todos, voltada às pessoas com deficiência, destacando iniciativas que promovem a dança de forma inclusiva.
Neste ano, a mostra apresenta mais de 20 coreografias de 13 grupos.
Outro destaque é a Tarde dos Campeões do Festival Meia Ponta, que começa às 14h e recebe os grupos vencedores em solos, duos e conjuntos de diferentes gêneros da dança no Teatro Juarez Machado.
Neste dia, também são entregues as premiações especiais de Melhor Bailarina, Melhor Bailarino, Melhor Grupo e Melhor Apresentação, uma celebração aos jovens talentos do festival que reúne bailarinos com idades entre 10 e 12 anos.
Já à noite, é a vez dos vencedores da categoria Sênior (nascidos até 2009) da Mostra Competitiva voltarem ao palco para a Noite dos Campeões.
Além dos bailarinos premiados com as melhores apresentações em todos os gêneros de dança, também se apresentam os vencedores das premiações especiais.
O evento acontece no Centreventos Cau Hansen, a partir das 19h.
Com mais de 16 mil inscritos, centenas de espetáculos e ações formativas, o Festival de Dança de Joinville 2025 reafirma seu papel como espaço de encontro, desenvolvimento e visibilidade para artistas de todas as idades e origens.
A próxima edição já está confirmada e a cidade se prepara, desde já, para novos encontros em torno da arte do movimento.