Exposição em Joinville mostra o Carnaval como transformador cultural

O Carnaval, a maior celebração popular do Brasil, transcende a esfera do entretenimento para se afirmar como um espaço de resistência cultural, expressão coletiva e reconfiguração simbólica.

Na cidade de Joinville, essa manifestação pulsa como testemunho da capacidade criativa e do desejo de reinvenção, mesmo que menos visível nas narrativas oficiais.

É com esse olhar que inaugura nesta sexta (13), na Galeria 33, a exposição “Abre Alas: Carnaval”, que explora o Carnaval como um fenômeno histórico, social e artístico.

O uso do termo “Abre Alas” convida o público a abrir passagem para uma imersão em múltiplos tempos e dimensões do Carnaval de Joinville. Mais do que um evento festivo, o Carnaval é reposicionado como um arquivo vivo e uma plataforma de transformação cultural.

Com curadoria de Jean Smekatz e Katiana Machado, “Abre Alas” constrói uma narrativa que conecta o passado, o presente e as possibilidades futuras do Carnaval.

A exposição resgata as origens do Carnaval em Joinville, apresentando registros de época, fantasias e alegorias das escolas de samba Unidos da Diversidade e Príncipes do Samba.

Os carnavalescos Lucas Davi, Márcio Paloschi e Jean Smekatz criam um diálogo visual com fotografias e desenhos que mostram o Carnaval como um ato de memória coletiva.

Além disso, destacam-se a contribuição performática de Bruna Maria Sestrem e as manifestações culturais representadas pelas escolas de samba GRES Diversidade e Príncipes do Samba.

Obras de artistas regionais consagrados como Schwanke, Juarez Machado, Silvana Pohl e Lucas Davi traduzem a exuberância e a complexidade do Carnaval em múltiplas linguagens artísticas.

A instalação de Alceu Bett explora a relação entre o efêmera e o sagrado, com uma homenagem às religiões afro-brasileiras.

Também integram a mostra Adilson dos Santos, Bruna Maria Sestrem, Décio Soncini, Márcio Paloschi e Smekatz. Já a rainha do Carnaval de Joinville, Bruna Maria Cestrem, apresenta a performance “Samba nos Pés”, celebrando o protagonismo do corpo em movimento.


A exposição integra o Projeto RESPIRARTE, uma iniciativa cultural patrocinada pelo SIMDEC (Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura) e realizada pela Cooperfilm | Galeria 33.

SERVIÇO:

O QUÊ: Exposição “Abre Alas”.
QUANDO: Abertura sexta, dia 13, às 20h. Visitação de 16/12/2024 a 15/03/2025, de segunda à sexta-feira, das 10h às 18h. Fechado entre 21/12/2024 a 05/01/2025.
QUANTO: Gratuito.

Você não pode copiar o conteúdo desta página
Pular para o conteúdo