quinta-feira,

25/07/2024

Joinville/SC

Estado registra mais quatro casos de febre do oropouche, doença transmitida pelo maruim

A Secretaria de Saúde de Brusque confirmou mais quatro casos de febre do oropouche em Santa Catarina. Felizmente, todos os afetados estão recebendo os cuidados necessários e estão em processo de recuperação.

A febre do oropouche é causada por um arbovírus e transmitida principalmente por mosquitos, com destaque para o maruim.

Seus sintomas são semelhantes aos da dengue, incluindo dor no corpo, dor de cabeça, náuseas e diarreias. Até o momento, não há um tratamento específico para a doença.

Diante de sintomas suspeitos, é fundamental que o paciente busque uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para realizar exames e identificar a doença, garantindo um acompanhamento adequado.

Em todo o estado de Santa Catarina, já foram confirmados 10 casos da febre do oropouche, sendo quatro em Brusque, cinco em Botuverá e um em Luiz Alves.

A Secretaria de Saúde do Estado está coordenando ações conjuntas com as Secretarias Municipais de Saúde e o Ministério da Saúde para fortalecer a vigilância da doença.

Isso inclui a sistematização de informações dos casos, a coleta de vetores para análises entomológicas e o encaminhamento de amostras para testagem laboratorial.

Essas medidas visam não apenas controlar a disseminação da doença, mas também promover a saúde e a segurança da população afetada

Você não pode copiar o conteúdo desta página
Pular para o conteúdo