Espetáculo sobre o uso consciente da água vai atingir 2 mil alunos de Joinville

Você sabia que o desperdício de água potável produzida no Brasil é de 37%, e que mais de 32 milhões de pessoas não têm acesso a água tratada no país? Assim como há vários motivos para essa situação, existem diversas maneiras de revertê-la, e uma delas é a conscientização.

E nada melhor do que começar logo na infância, no ambiente escolar, como fará a Essaé Cia. em outubro, quando levará as apresentações teatrais do Projeto Água Vida a seis escolas municipais e dois CEIs de Joinville, atingindo cerca de duas mil crianças entre 6 e 10 anos, além de professores, pais e a comunidade em geral.

No total, serão 16 apresentações do projeto concebido pelo falecido Sérgio Tastaldi, criador do lendário grupo de teatro de bonecos Turma do Papum, que, ao encerrar suas atividades em 2018, doou seu repertório para a Essaé Cia.

Nesta nova cenografia, Cássio Correia dirige os atores Jackson Amorim e Bruna Campagnolo, que se valem do teatro de objetos para para passar a mensagem do uso consciente da água.

Eles interpretam dois personagens que, nunca cozinha, pretendem ensinar ao público uma receita, mas descobrem que a torneira está aberta, desperdiçando água. A partir daí, a própria Dona Água conta a sua história.

“O objetivo do projeto é educar, de forma lúdica, para o uso consciente da água, fomentando a saúde, a sustentabilidade e a responsabilidade social e o respeito ao meio ambiente”, esclarece Cássio Correia.

O Projeto Água Vida foi aprovado na Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), com patrocínio do Instituto Ingo Doubrawa – Docol e do Laboratório Catarinense.

Nesta segunda etapa do projeto, as apresentações passarão ainda por escolas públicas de Cotia (SP) e Poços de Caldas (MG), no ano que vem.

SOBRE A ESSAÉ CIA.

A Essaé Cia. surgiu em Joinville em fevereiro de 2010 com o objetivo de abordar diversas linguagens cênicas e opta por trabalhar com diretores convidados.

Desde sua fundação, a companhia acumula participações em eventos, projetos e festivais em diversos Estados, atingindo um público  de mais de 15 mil espectadores.

Em seu formato atual, além de cursos e oficinas ministrados pelos seus integrantes, a Essaé conta com três núcleos  distintos de pesquisa artística: Formas Animadas, Contação de Histórias e Atuação/ Clown, no qual seus espetáculos estão incluídos.

Dentre as principais participações em eventos, destaca-se o Projeto EnCena Catarina do SESC-SC, com circulação por 28 cidades catarinenses; duas participações no projeto REDE SESC de Teatros/SC, com circulação por oito cidades; Mostra SP Teatro de Bonecos, Circuito SESI-PR de Artes Cênicas, SESC Encena/PR, 12º Festival de Teatro da Amazônia, em Manaus/AM, Festival Nacional de Teatro Infantil-FENATIB, em Blumenau,, 45º Festival Nacional de Teatro, em Ponta Grossa/PR, 27º FESTIVALE – Festival de Teatro do Vale do Paranhama, em Rolante/RS, e 2º FETEVI – Festival Nacional de Teatro de Viçosa/MG.

AGENDA

1º de outubro

8h – Escola Municipal Professor Avelino Marcante
10h30 – Escola Municipal Adolpho Bartsch

14h – Escola Municipal Adolpho Bartsch

16h – Escola Municipal Professor Avelino Marcante

2 de outubro

8h – Centro de Educação Infantil Herondina da Silva Vieira

10h30 – Escola Municipal Valentim João da Rocha

14h – Escola Municipal Valentim João da Rocha

16h – Centro de Educação Infantil Herondina da Silva Vieira

 

15 de outubro

8h – Escola Municipal Evaldo Koehler 

10h30 – Centro de Educação Infantil Raio de Sol
14h – Centro de Educação Infantil Raio de Sol 

16h – Escola Municipal Evaldo Koehler

 

16 de outubro

8h – Escola de Educação Básica Olavo Bilac

10h30 – Escola Municipal Senador Carlos Gomes de Oliveira

14h – Escola Municipal Senador Carlos Gomes de Oliveira

16h – Escola de Educação Básica Olavo Bilac

Você não pode copiar o conteúdo desta página
Pular para o conteúdo