A Vigilância Ambiental de Araquari, encontrou na semana passada, mais 16 escorpiões, no pátio de uma empresa, no bairro Porto Grande.
Os animais foram enviados para a Diretoria de Vigilância Epidemiológica, do Governo do Estado.
Até agora, a espécie encontrada na cidade é o Tityus serrulatus, popularmente conhecida como escorpião amarelo.
Nesta semana, um chamado que veio do bairro Itinga, também foi verificado, mas nenhum animal foi localizado.
Em 2024, a Vigilância Ambiental encontrou 52 escorpiões na cidade.
O que fazer se encontrar um escorpião
A orientação para a comunidade é enviar um whats para a Vigilância Ambiental de Araquari, pelo telefone (47) 98846-1279 para que seja feita a captura. Se houver condições, capture o animal e mantenha-o em um recipiente fechado.
Não tente matar para evitar o risco de picadas acidentais.
O que fazer em caso de picada
Lave o local com água e sabão, aplique compressa morna e busque atendimento médico imediato. Se for possível, o animal deve ser capturado e levado ao serviço de saúde para melhor identificação.
A picada do escorpião pode levar à morte.
Evite amarrar ou fazer torniquete, não aplique qualquer tipo de substância sobre o local (álcool, querosene, fumo, ervas), nem faça curativos que fechem o local, também não é recomendado cortar, perfurar ou queimar o local da picada.
Cuidados em casa
A melhor forma de prevenir o surgimento de escorpiões é manter jardins e quintais limpos, sem lixo, entulhos, folhas secas e materiais de construção nas proximidades das casas; evitar folhagens densas e manter a grama aparada.
Também recomenda-se sacudir roupas e sapatos antes de usá-los; não colocar as mãos em buracos, sob pedras e troncos podres; usar telas em ralos do chão, pias e tanques; afastar camas e berços das paredes; e acondicionar lixo domiciliar em sacos plásticos ou outros recipientes que possam ser mantidos fechados para evitar baratas, moscas ou outros insetos dos quais os escorpiões se alimentam.












