Um espetáculo exclusivo, produzido e coreografado por um dos mais aclamados artistas do século XX, Vladimir Vasiliev.
O Lago dos Cisnes, considerado uma das obras mais importante e famosa do balé clássico, será apresentado na comemoração dos 25 anos da Escola Bolshoi, em março de 2025.
Os assistentes do coreógrafo, Amanda Gomes, ex-aluna da Escola Bolshoi, artista premiada em várias competições internacionais, e agora, primeira bailarina da Ópera de Kazan – e Mikhail Timaev, primeiro bailarino da Ópera de Kazan já estão no Brasil para os ensaios da obra que continuam até o dia 14 de junho na Escola Bolshoi.
Apesar da distância geográfica, que separa o coreógrafo e a Escola Bolshoi, sua presença e orientações estão em Joinville.
Vasiliev dirige os ensaios, da Rússia, através de videoconferências, transmitindo a toda a equipe suas instruções e sua visão coreográfica e artística do processo de produção.
Através do trabalho realizado neste balé, Vasiliev espera que os alunos adquiram mais experiência cênica, conhecimento e entendimento desta obra com música de Tchaikovsky.
Os ensaios com Amanda Gomes e Mikhail Timaev, assistentes do coreógrafo, tem apoio e realização da Funarte.
Patrono fundador da Escola Bolshoi
Vladimir Vasiliev, coreógrafo e mestre russo, sempre contribuiu para o desenvolvimento e profissionalização da Escola Bolshoi.
Já produziu balés como Don Quixote, Giselle e Quebra-Nozes para a Escola e agora está à frente do O Lago dos Cisnes, que considera de grande responsabilidade e dificuldade entre todas as obras-primas clássicas e que marca o jubileu de 25 anos.
Como um dos fundadores da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, Vasiliev se orgulha dos ex-alunos que conquistaram prêmios em competições de balé de renome e alcançaram os mais altos cargos em várias companhias de dança ao redor do mundo.
Ele destaca o compromisso dos professores da Escola em transmitir seu conhecimento e experiência aos jovens bailarinos.
Em suas palavras aos alunos da Escola Bolshoi, ele compartilha:
“Do fundo do meu coração, eu desejo que os nossos alunos, os futuros artistas dos balés, deixem uma marca na história do balé do Brasil e em outras partes do mundo.”
“Deus da Dança” e “Dançarino do Século” – assim é a fama mundial de Vladimir Vasiliev, tido como um dos ícones do balé pela contribuição para o desenvolvimento da dança masculina no século XX.
Seu título principal é de Artista do Povo da USSR e da Rússia.
Bolshoi Brasil
A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil é a única extensão do Teatro Bolshoi no mundo e, pela primeira vez, transfere a outro país o método de ensino de balé que consagrou uma das mais respeitadas instituições do mundo.
Com 24 anos de implantação no Brasil, a Escola está localizada na cidade de Joinville e concede bolsas de estudo 100% gratuitas para 240 alunos do curso técnico.
A instituição busca a melhor formação e garante o acesso de crianças ao mundo da cultura, ampliando seus horizontes.
A missão da escola é formar artistas-cidadãos, promovendo e difundindo a arte-educação.
A Escola é uma instituição, com personalidade jurídica, de direito privado, sem fins lucrativos, que tem apoio da Prefeitura Municipal de Joinville, do Governo do Estado de Santa Catarina e dos “Amigos do Bolshoi”, empresas e pessoas físicas socialmente responsáveis que contribuem com o projeto por meio de serviços prestados e patrocínios não incentivados ou incentivados por leis de incentivo à cultura municipal, estadual e federal.
A Escola Bolshoi conta com o patrocínio de empresas como: Loterias Caixa, Diamante Energia, Porto Seguro, Whirpool, Aurora, Brascabos, BRDE, Catallini Terminais Marítimos, Celesc, Ciser, Engie, Nidec, Texpa, TKE e demais Amigos que contribuem com a arte no país.